Tom Barros

Capítulo final

Hoje começa a decisão da Copa do Brasil. Gosto desse tipo de disputa. Na atual edição, depois do show e vitória do Ceará sobre o Botafogo em pleno Maracanã, imaginei o Vozão chegando à decisão como fizera em 1994. Mas veio a frustração no jogo de volta no Castelão. Ao contrário do que imaginei, começava a li o calvário de fracassos do time de Porangabuçu. A Copa do Brasil é assim mesmo: o time vai ao céu e desce ao inferno numa mesma fase. Ou não foi assim com o Flamengo e com o narrador da Rádio Globo, Luiz Penido, na semifinal, quando o Atlético/MG venceu por 4 a 1? No 1 a 0 do Mengo, o narrador "classificou" o time carioca para a final. Logo depois, sonho desfeito. Hoje, capítulo final e exclusivo a ser escrito pelos mineiros Atlético e Cruzeiro. Fizeram por merecer.

Recordando

Década de 1960. A partir da esquerda (em pé): Nelson, Ivan Limeira e Zito Aguiar, do Ceará. O zagueiro Ivan Limeira brilhou também no Fortaleza, Ferroviário, Guarany (S), Náutico, Maguary, Botafogo/PB, Guarapuava/PR e União de Rondonópolis/MT. Atuou ainda pelo Bordeaux, da França. Esteve na Ucrânia, mas não se adaptou às temperaturas abaixo de zero. Ivan morreu em julho deste ano. (Acervo de Elcias Ferreira).

Selecionadas

Hoje, em Istambul, Turquia x Brasil. De 1956 a 2007, seleções principais, 5 jogos (3 vitórias do Brasil; 2 empates). Brasil marcou seis gols e sofreu três. Dos atuais convocados, nenhum jogou contra a Turquia, mas em 2007, em Dortmund, Dunga foi o técnico do Brasil no último confronto (empate, 0 a 0). Ranking da Fifa: Brasil 6º; Turquia, 46º. Na Copa do Mundo da Ásia em 2002, dois jogos: em Ulsan na Coreia do Sul, Brasil 2 x 1; e em Saitama no Japão, Brasil 1 x 0. (Dados de Airton Fontenele).

Marco

Tenho observado que a grande maioria concorda: o desmoronamento do Ceará começou após a eliminação provocada pela derrota para o Botafogo no Castelão, jogo de volta da Copa do Brasil. Mas uma eliminação assim seria capaz de provocar tamanho estrago? Não poderia ter ficado restrita à competição, ou seja, à própria Copa do Brasil? Esquisito isso.

Efeitos

Coincidência ou não, foi após tal jogo com o Botafogo que o Ceará começou a cair. Mas comete significativo erro de avaliação quem resume a tal episódio a causa de todos os desarranjos havidos em Porangabuçu. Prefiro ampliar as causas como, por exemplo, incompreensões internas, ora veladas; ora nem tanto. Situações que PC às pressas tenta agora corrigir

Decisão

Hoje, em Juazeiro, a decisão da Taça Fares Lopes. Tiradentes joga pelo empate. Icasa, se ganhar por diferença de um gol, leva a decisão para os pênaltis. Se ganhar com diferença de dois gols ou mais, fica com o título. O Tigre tem Fábio Lima, Rafinha, Carlos Alberto, Junior Pipoca; Icasa tem Zeca, Lucas Gomes, Nilson e joga em casa.

Encontro

Os apoiadores da candidatura de Sílvio Carlos à presidência do Fortaleza estarão reunidos hoje, a partir de 7h30 da noite, no Sirigado da Barão de Studart. Slogan de campanha, planejamento e objetivos da futura gestão, prioridades para 2015, enfim, um trabalho para mostrar a seriedade e viabilidade das propostas.

Reencontro

Voltas da vida. Em junho de 1010, PC Gusmão dirigia o Ceará, então vice-líder da Série A do Brasileirão. Antes da paralisação para a Copa de 2010 na África, o Vasco contratou PC, que deixou o Ceará e foi para o Rio. Agora, quatro anos depois, aí estão o Vasco, PC, e o Ceará. Praticamente classificado, o Vasco; o Ceará e PC, pendurados. Apegam-se às últimas chances.