Contagem diferente
O Ceará entrou na fase das projeções. Conta seus números e os dos adversários. A quatro jogos do fim, há que se observar não apenas os pontos conquistados, mas também vitórias e saldos de gol dos concorrentes. Exemplo: dois pontos separam o Ceará do último do G-4, mas dois pontos não bastam ao alvinegro. É que o Boa Esporte tem 16 vitórias contra 14 do Ceará. A "matemática" do futebol na reta final diferente da comum. A contagem dos pontos, pura e simples, é enganadora. Além de uma combinação de resultados, o Ceará precisa de três pontos para voltar à zona privilegiada.
Recordando
O coronel do Exército, Milton Luciano Cavalcante Gomes, goleiro titular do Tramways, campeão cearense de 1940, completará 91 anos de idade no dia 14, sexta-feira próxima. Ele está bem de saúde e falando de futebol com a lucidez de um jovem. O coronel Milton é de uma família tradicionalmente ligada ao futebol cearense e, de forma especial, ao Fortaleza. Ele é irmão do coronel Mozart Gomes, notável dirigente tricolor. Milton é tio dos saudosos ídolos Moésio Gomes e Mozart Gomes. O time do Tramways, campeão cearense de 1940, formou com Milton, Camilo e Raimundo; Oto, Mundola e Odilon; Assis, Idalino, Zecapinto, César e Djalma. O Tramways teve passagem efêmera na primeira divisão: começou em 1939 e terminou em 1941, quando foi extinto. (Colaboração do ex-goleiro Pedrinho Simões, cunhado do coronel Milton).
Pontaria
Elevar o índice de acerto nas conclusões é fator essencial na luta do Ceará para chegar ao G-4. Nesta parte, a missão de Bill será caprichar mais, muito mais, até porque sua promessa ao aqui chegar foi a de marcar 40 gols. Logo...
Crer ou não crer
Observo que, no íntimo, os que ainda dizem crer na classificação alvinegra condicionam o fato a uma retomada: o time voltar urgente ao padrão que o fez líder e brilhante no primeiro turno. Se o padrão não melhorar muito, impossível continuar acreditando.
Melhora
O Ceará melhorou no jogo passado, apesar de não ter conseguido a vitória sobre ao Atlético/GO. Mas o nível de melhora ainda está abaixo do necessário. Terá, pois, de melhorar muito mais ainda. Contra o Vasco, tudo ou nada.
"Ainda acredito na ascensão do Ceará. Só dois pontos nos separam do G-4. Ingressos populares são para lotar o Castelão".
Evandro Leitão
Presidente do Ceará (no Debate Bola, sobre o jogo com o Vasco, sábado, 15)
O Vasco
Quem viu o jogo Vasco 1 x 0 ABC, no Maracanã, certamente ficou decepcionado com a produção vascaína. Mesmo com Guiñazu, Pedro Ken, Douglas, Maxi Rodriguez e Kleber, o time da Colina ficou devendo. E muito. Volto a argumentar: se o Ceará retomar o padrão do primeiro turno, pode ganhar do Vasco, sim.
Livro
Já tem data marcada o lançamento do livro que conta a trajetória de vida do papa do amadorismo e do marketing, Silvio Carlos. Será no próximo dia 3 de dezembro, uma quarta-feira, às 19 horas, nos salões do Ceará Country Club, na Av. Barão de Studart, 825 - Aldeota. Recepção no mesmo local, que fica ao lado do Sirigado.
Força
Na conversa que, na TV Diário, tive com Vladimir de Jesus, uma conclusão: ele é profissional exemplar, digno, que dá tudo de si e de seus conhecimentos para levar o time a produzir o máximo que uma equipe pode alcançar. E há conseguido seus objetivos. Animou o empate que em Minas tirou o Icasa da zona maldita, apesar de enormes ainda serem os percalços.