Tom Barros

Pegar o beco

O técnico do Ceará, PC Gusmão, foi incisivo: fora estará quem não tiver compromisso com os objetivos do clube. Em outras palavras: pegará o beco. Faltam cinco jogos para terminar. Ainda será possível uma reviravolta? Ainda será possível fazer do frágil Ceará um time consistente na pegada, criativo na armação, eficiente no ataque? A incredulidade tomou conta de todos. As quatro derrotas seguidas trouxeram abatimento profundo. PC terá mesmo de ser técnico, milagreiro, prestidigitador. O Atlético/GO assusta pela excelente subida: são cinco vitórias consecutivas, sendo duas fora de casa. Contraste: enquanto o Atlético/GO sobe, o Ceará desce. Em Porangabuçu, a partir de agora, quem não se enquadrar pode ir logo pegando o beco. Radical decisão. E certa.

Recordando

Rara foto do tempo em que Piqué, Xavi e Iniesta, ainda crianças, faziam parte das bases do Barcelona. Chegaram lá meninos e foram preparados para o estrelato. Os três ganharam tudo o que poderiam imaginar. Pelo Barça, campeões da Champion Ligue e mundiais. Pela Seleção da Espanha, ganharam duas Eurocopas e, na África do Sul, a Copa do Mundo de 2010. (Colaboração de Victor Hannover).

A lista

Numa equipe de futebol, imprevisível a reação do grupo diante de uma lista de dispensa. Não raro, vira faca de dois gumes. Quando alcança alguns medalhões, a reação é uma; quando só pega a raia miúda, vira mera satisfação ao público ou jogo de cena para impressionar a galera. Mas, nas crises agudas, uma coisa é certa: se não houver tratamento de choque, nada feito.

Decisão

Hoje, às 20h15, no PV, começa a fase final da Taça Fares Lopes. O Tiradentes, com mérito, chegou à decisão. Enfrentará o Icasa que surpreende nesta reta final da Série B, onde empreende notável reação, já com três vitórias consecutivas. É o chamado jogo para fazer resultado, pois a partida de volta será no dia 12, quarta-feira, no Romeirão.

Exemplo

Pela foto acima já se vê que na Europa os times investem nos talentos precoces que permanecem no clube até alcançarem a idade adulta. E assim profissionalizam-se, ganham fama, títulos e dinheiro no próprio clube. Aqui, ainda meninos, são levados dos clubes, conforme lamenta o técnico Jorge Veras, exímio revelador de valores.

Contraste

Hoje, o Ceará torce por vitória do Oeste sobre o Avaí, que ficaria nos 52 pontos. Mas isso será muito ruim para o Icasa, posto que o Oeste alcançaria os 41 pontos. Então, o Icasa não poderia sequer empatar com América/MG, sob pena de voltar para a Zona de Rebaixamento. Na rodada, o que é bom para o Ceará é ruim para o Verdão do Cariri.

Tudo a ver

O trabalho de Jorge Veras nas bases do Fortaleza tem tudo a ver com o futuro tricolor. O Leão, campeão cearense sub-17, comprova isso. Jorge fica feliz com a revelação de valores, mas muito triste porque a atual legislação é porta escancarada à ação de terceiros. Estes tiram do Pici e levam para outros centros jovens ainda no cueiros do futebol. Lamentável.

Transição

De nada adiantará um leque de candidatos à presidência do Fortaleza se, após o pleito, conhecido o vencedor, não houver a união de todas as correntes existentes no Pici. Numa análise comparativa com processos sucessórios anteriores, no atual tenho notado melhores esforços no sentido de tornar mais próximos os grupos ou facções, independente das metas coletivas ou de desejos pessoais, egocêntricos, que possam acontecer. O Fortaleza há sempre de estar acima desses burburinhos.