Tom Barros

Margem reduzida

O Ceará segue para a arrancada definitiva. A derrota do Avaí para o Atlético/GO abriu a oportunidade de matar dois coelhos com uma cajadada só. Uma vitória do Vozão o elevará ao terceiro posto, ultrapassando Joinville e Avaí no mesmo embalo. E justo quando o certame caminha para a definição. Entretanto, a margem é bastante reduzida, fato que não permitirá a repetição dos erros que tiraram do G-4 o próprio Ceará.

A vitória sobre o Bragantino animou. Mas é preciso encaixar uma sequência de vitórias para não ficar pendurado na rodada final.

Recordando

Uma das boas formações do time do Fortaleza. No dia em que essa foi batida (23 de novembro de 1960), o Fortaleza ganhou do o Santa Cruz pelo placar de 2 x 1, no Estádio Presidente Vargas, na querida Gentilândia. A partir da esquerda (em pé): Moésio, Renato, Toinho, Célio, Mesquita, Sanatiel e Pedrinho Simões. Na mesma ordem (agachados): Zé Raimundo, Valter Vieira, Benedito, Charuto e Bececê. (Colaboração de Cristiano Santos, do Memofut).

Aquelas camisas

Há anos, o saudoso Blanchard Girão escreveu um texto, que, ao mostrar a mística e transcendental força da camisa do Fortaleza, entrou para a história do clube. Mais que nunca essa mística poderá fazer a diferença na decisão com o Macaé.

Confrontos

Alguns confrontos entre os do G-4 poderão ainda, em rodadas futuras, beneficiar o Ceará. Mas não deve o alvinegro cearense ficar na expectativa de situações favoráveis assim. Tem ele mesmo de fazer a parte que lhe cabe, independente dos concorrentes.

Falta de sorte

Helder Santos vinha entrando bem. Mas a sua contusão aconteceu no momento mais errado, ou seja, justo quando poderia se firmar na posição ante as recentes oscilações do ala Vicente. Aí é falta de sorte mesmo.

"Uma vitória fora é um passo muito grande para o acesso, mas temos que pensar primeiramente em não levar gols".

Eduardo Luiz
Zagueiro do Fortaleza (no site do clube, sobre o jogo em Macaé)

Critério

A opinião do zagueiro Eduardo Luiz é importante: não sofrer gol. Mas mais importante é assinalar gols na casa do adversário, pois os dois imediatos critérios de classificação dizem: a) maior saldo de gols; b) maior número de gols assinalados no campo do adversário.

Critério II

Portanto, na Série C, no caso de igualdade de pontos após as duas partidas, ganhará a vaga quem tiver maior saldo de gols nos dois jogos. Se o saldo de gols nos dois jogos for igual, ganhará a vaga quem tiver feito mais gols na casa do adversário. Logo...

Corrida Asa

Domingo, dia 19, com largada às 7h da manhã, a Base Aérea de Fortaleza promoverá a 4ª Corrida Asa (corredores de rua), em homenagem ao Dia do Aviador. Percurso de seis quilômetros, na própria sede da Base. Haverá exposição estática de aeronaves.

Contusão

Edinho fora. Lamento. Não raro seu talento fez a diferença. Mas no elenco tricolor há opções para segurar o padrão. Em vários jogos, quando ele não atuou, o Fortaleza conseguiu manter o padrão. Mas torço pela rápida recuperação do Edinho.