Tom Barros

Atenções divididas

Olho na bola; olho na urna. O Brasil do futebol; o Brasil da política. A Copa e a eleição. Quem ganhará de goleada? Haverá uma Alemanha na disputa eleitoral? Quem aplicará 7 a 1 em quem? O jogo das urnas é diferente. O jogo do poder é diferente. Um gol de placa marcará o eleitor que votar livre, consciente, distante das amarras, dos conchavos. Um gol de placa marcará o candidato limpo, honesto, que tem compromisso com o futuro do Brasil e dos brasileiros. E o árbitro? Bem, a Justiça Eleitoral. Olhos arregalados contra os erros voluntários e involuntários. Vigilância para permitir resultado lícito, legítimo. Atenções divididas na medida em que o pleito se aproxima. Hoje tem Santa x Boa, América/MG x Atlético/GO e Vasco x Bragantino. Enquanto a eleição não chega.

Recordando

1962. Wellington, atacante do Ceará, e o repórter Gilvan Dias. Foto batida no PV. Wellington foi meu contemporâneo no querido Liceu do Ceará. Ele brilhou também no Ferroviário. Já o saudoso Gilvan Dias foi notável goleiro. Brilhou no Ceará, Gentilândia e Ferroviário. Após encerrar a carreira destacou-se como cronista esportivo. Em 1964 fui revelado no programa comandado pelo Gilvan na Rádio Uirapuru. (Acervo Elcias Ferreira).

Rodada

Amanhã, sábado, dois jogos de interesse direto do Ceará: Avaí/SC x Náutico e América/RN x Joinville. Esperança nordestina contra times de Santa Catarina. Vitórias do Náutico e do América/RN seriam de grande valia para o Ceará. Ajudariam bastante o Vozão, pois não permitiriam a ampliação da distância dos que estão à frente do alvinegro cearense.

Recorde

O futebol de Santa Catarina tem tido significativa evolução. Já conta com três times na Série A: Figueirense, Chapecoense e Criciúma. E dois poderão subir para a Série A este ano: Avaí e Joinville. Se o Criciúma, que está na zona de rebaixamento da "A" não cair, Santa Catarina ficará com cinco times na Série A, superando o Estado de São Paulo, que tem quatro.

Responsabilidade

Quando o goleiro do Fortaleza, Ricardo, esteve no debate Bola (TV Diário), notei o alto compromisso desse jogador do Leão. Nos jogos mais recentes, Ricardo deu demonstração de que seu projeto pessoal, de engajamento e crescimento profissional, tem sido levado muito a sério. É outro jogador bem preparado para o mata-mata vindouro.

Calma, gente!

A cidade de Iguatu é simpática e seu povo é bom. Lá moram meu amigo Mário Leal e a minha cunhada Carmem Sílvia. Mas pegou mal para a imagem do município a confusão havida no jogo com o Icasa. Sei que a arbitragem e outros fatores contribuíram para a revolta do torcedor, mas há necessidade de segurar os ânimos. Calma, gente.

Fez a sua parte

Waldison, bom atacante, terá missão especial no Leão na Série C. Ele é o único do atual elenco que atuou nos dois jogos que marcaram o Fortaleza: o mata-mata contra o Oeste e a decisão de vaga com o Sampaio Corrêa. Mas prestem atenção: nesses dois jogos, Waldison fez a parte que lhe cabia. Marcou um gols no Oeste e um gol no Sampaio. A defesa foi que cedeu lá atrás.

Cem anos

Em Buenos Aires, há um século (20.09.1914), houve o primeiro Brasil x Argentina, amistoso. A Argentina ganhou (3 a 0). A Seleção Brasileira permaneceu em Buenos Aires. No dia 24.09 derrotou o "Columbia" (3 a 1) e no dia 27.09, na 1ª disputa da Copa Roca, ganhou da Argentina (1 a 0). O troféu (para ser disputado entre os dois países) foi doado pelo então ministro das Relações Exteriores da Argentina, tenente-general Julio Roca. O troféu está em poder do Brasil desde 1976. (Dados: Airton Fontenele).