No tempo certo
Faltam só dois jogos para o Fortaleza encarar o mata-mata. O momento mais esperado pelos tricolores desde que diante do Oeste viu fugir a maior chance de subir para a Série B nacional. A goleada sobre o Treze/PB devolveu a confiança que ficara abalada após três jogos sem vitória. Às vezes, um tropeço é necessário para acordar o grupo e livrá-lo da traiçoeira acomodação. Bastou uma cobrança mais forte da torcida e da crônica para acontecer a retomada tricolor. Foi importante também o reencontro de Robert com o gol. Tudo no tempo certo. Perigoso é quando o time vacila nos jogos finais. Benéfica a oscilação quando ocorre a tempo de ser corrigida. Evita surpresas desagradáveis como as que o Fortaleza experimentou na definição com o Oeste e com o Sampaio Corrêa.
Do outro lado
É impossível saber quem será o adversário do Fortaleza no mata-mata. No momento seria o Macaé, quarto colocado com 23 pontos. Mas a luta pela quarta vaga, a duas rodadas do fim, está embolada. Ainda estão na briga pela vaga: Guaratinguetá, Juventude/RS e Caxias/RS. Lembrando que o Madureira (atual 3º com 23 pontos) poderá também ser o 4º.
Escolas
O Fortaleza tem de estar preparado para enfrentar as mais diferentes "escolas" de futebol. Do Rio de Janeiro, Madureira ou Macaé; de São Paulo, Guaratinguetá; do Rio Grande do Sul, Juventude ou Caxias. A escola gaúcha é de marcação mais forte, mais dura, mais difícil. No mata-mata, independente da escola, vejo o Fortaleza em condições de superar todos os percalços.
Recordando
Ataque do Ceará em 1949. A partir da esquerda: Deefeito, Mauro Gadelha, Pipiu, Alencar e Mitotônio. O lendário Mitotônio morreu em 1952. Sentiu-se mal durante o jogo Ceará x Gentilândia. Levado à
Assistência Municipal (IJF de hoje), veio a falecer. Segundo diagnóstico médico da época, Mitotônio sofreu uma indigestão causada por alimentação pesada antes do jogo. (Colaboração de Cristiano Santos, do Memofut).
Diferença
Edinho, do Fortaleza, tem muita qualidade. No gol de Waldison, o terceiro da vitória sobre o Treze, a enfiada de bola na medida confirma estar Edinho acima da média na execução de lances decisivos. No meio de vários marcadores, Edinho descobriu o único espaço através do qual poderia fazer a bola chegar a Waldison. E fez. Daí a diferença
Liderança
Já é tempo de o Ferroviário ganhar algum troféu, algum título. A última conquista profissional coral foi em 1995: o bicampeonato estadual 1994/95. Depois disso até caiu para a segunda divisão cearense. Quem sabe se a Taça Fares Lopes não será o ponto de partida do Ferrão para novas conquistas... A chance está aí, Bira Lopes.
Desenvoltura
A comentarista esportiva, Débora Brito, esteve no Debate Bola (TV Diário) onde com desenvoltura analisou os times cearenses nas competições nacionais. Débora vem ganhando espaço numa função dominada pelos homens. A moça comentou muito bem numa bancada onde estavam comentaristas de expressão como Sérgio Pinheiro e Bechara.
Taça Fares Lopes
De 27 de setembro (sábado próximo) a 4 de outubro (um sábado), teremos as quartas de final dessa competição que dá uma vaga para a Copa do Brasil. Dos oito clubes que estarão em ação (Ceará, São Benedito, Tiradentes, Horizonte, Iguatu, Icasa, Guarany/S e Ferroviário), o Horizonte é o que mais experiência tem nesse tipo de disputa, porquanto já por suas vezes ganhou a competição. O Horizonte voltou a dar demonstração de sua força ao ser o primeiro de seu grupo.