Tom Barros

Desgaste e superação

A qualidade do futebol apresentado pelo Ceará há correspondido. Não por acaso ocupa a liderança da Série B nacional. Por essa razão, mesmo em vista da reação do Vasco, que já é vice-líder, acredito num resultado satisfatório aos cearenses hoje em São Januário. Temo apenas o desgaste físico do Vozão, provocado pelo jogo que terminou depois da meia-noite, já no iniciar de quinta-feira (vitória sobre o Inter/RS). O Vasco jogou antes, terça-feira, às 21 horas. Não pensem que isso não pesa na produção de um time de futebol. Ainda assim, vejo o Ceará em condições de superar essas adversidades.

Em Cuiabá

Sábado de liderança Cearense. O Fortaleza pela Série C pega o Cuiabá, vice-líder, em ascensão. Mas também vejo o Leão com força para trazer resultado favorável. Taí o belo futebol de Guto para fazer a diferença.

Marcação

O Vasco tem marcação forte com o veterano argentino Guiñazu e com o paraguaio Aranda. Como Aranda está fora (terceiro amarelo), a mexida obrigatória quebrará um pouco a automação nesse setor vascaíno. Isso poderá ser favorável ao Ceará.

No aperto

A missão do Ceará é quebrar a série de vitórias seguidas do Vasco sobre Paraná, ABC e Náutico. Detalhe: o Vasco ganhou esses jogos, mas em todos passou sufoco no final, o que motivou desabafo do próprio atacante vascaíno Kleber.

"A torcida está me cobrando e eu estou respondendo com dedicação, trabalho e gols. Agora é encarar o Vasco"

Bill
Atacante do Ceará

Tropeços

O Vasco jogou só cinco vezes em São Januário na atual Série B. Tropeçou duas vezes. Empate (1 x 1) com o América/MG e empatou (1 x 1) com o América/RN. Ganhou do Atlético/GO (3 x 0), do Oeste (2 x 0) e do Paraná (1 x 0). O Ceará pode surpreender, sim.

Limitações

Quando o Cuiabá jogou aqui e foi derrotado pelo Fortaleza (2 x 1) com o PV de portões fechados, vi no visitante um time limitado. Leão muito superior. Com o correr do certame, o Leão teve notável progresso. O Cuiabá só recentemente empreendeu reação.

Confiança

Na vitória sobre o Salgueiro no Castelão, vi um show de Marcelinho Paraíba e um Leão maduro. As substituições nos jogos recentes também mostraram que o Fortaleza está bem de opões como ficou provado com as entradas de Radar e Uillian. Isso gera confiança.

Verdão

Mesmo com todas as turbulências, o Icasa ganhou do América/MG no jogo passado. Hoje pega o outro América/RN. É difícil analisar o Icasa com todos os seus problemas. Mesmo em crise, Verdão faz proezas inacreditáveis. Quem sabe hoje não prega mais uma...

Premiação

Hoje, às 9h30, no CPQT (Centro de Pesquisa e Qualificação Tecnológica), na Rua Pe. Fco. Pinto, 114, Gentilândia, perto do PV, o MEMOFUT - Grupo de Literatura e Memória do Futebol/ Seção Ceará - fará a entrega dos troféus aos agraciados Airton Fontenele, Benê Lima, Hilton Oliveira, Hilton Oliveira Júnior, Eugênio Fonseca, Edilson Alves, Pedrinho Simões, Saraiva Júnior e ao colunista pela participação nos trabalhos de preservação da memória do futebol cearense. Agradecemos o reconhecimento.