Pecados perdoados
Numa postura quase sacerdotal, é possível dizer à defesa do Ceará: todos os seus pecados estão perdoados. Absolvição no confessionário do Beira-Rio, onde Sandro e Diego Ivo comportaram-se com acerto e bravura. A dupla de área, que tanto padeceu críticas pelos erros em jogos passados, superou com aprumo todas as adversidades. Foi firme no jogo aéreo e também nas bolas baixas. Não se intimidou diante de um time que tinha gente famosa do mundo da bola como Dida, D'Alessandro, Alex e Alan Patrick. Resta agora toda a atenção do mundo para evitar uma recaída.
Segurança
O desempenho da defesa do Ceará em Porto Alegre pode ter sido o marco de um novo momento. Ganhou moral. Isso transmite confiança psicológica para os próximos desafios. Não é fácil jogar sob o peso de continuadas críticas. Agora, tudo mudou para melhor.
Serenidade
Natural que os zagueiros do Ceará se irritassem, quando tidos como culpados pelos gols sofridos. Mas conviver com a crítica construtiva é sabedoria de poucos. Agora, pelos elogios, certamente no lugar da irritação virá a serenidade.
"O Ceará é um time maduro, com objetivos bem definidos. Um time que sabe entender e executar o que o nosso treinador quer".
Ricardinho
Meia do Ceará
Condições
Não obstante ser o jogo em Arapiraca, vejo o Fortaleza com condições de trazer bom resultado. A campanha tricolor o credencia. A produção do time no jogo passado, apesar do empate com o Treze (0 x 0), foi boa. Terá de corrigir as finalizações.
O nome
Guto está exuberante no Fortaleza. Nos recentes jogos, fez a diferença. Está tão integrado ao espírito da equipe que supera todas barreiras e transmite ao grupo grande entusiasmo. Assim é visto combatendo, assim é visto no ataque. Enfim, em várias posições.
Adversário
O Asa, adversário do Leão, está inteiro. O DM liberou os zagueiros Amarildo e Augusto, o lateral Cristiano Gaúcho, o volante Glauber, o meia Jean e o atacante Wanderson. Ótimo para o técnico Beto Almeida. O Asa é o oitavo com nove pontos. Está pendurado.
Realista
Diante de tantas turbulências, a posição do Icasa é surpreendente (15º). Mudança de elenco, saída e chegada de treinador, interminável vaivém. O desabafo do goleiro Fábio, que disse ter o time de lutar para não cair, foi realista. A diretoria que entenda, pois.
Na dele
É importante quando um jogador, que estava na reserva, corresponde ao ser chamado. Aconteceu com o zagueiro Genilson, do Fortaleza. Desde que entrou, há realizado trabalho seguro, muito consciente. Conhece mesmo a posição.
Recordando
Louralber Monteiro, ex-árbitro de futebol, fotografado pelo repórter José Maria Melo no Aeroporto Pinto Martins. Na década de 1970, foi um dos melhores do estado. Prestou serviços à FCF até 1981. Seus inspiradores foram Planica, Raimundo da Cunha Rola e Alzir Brilhante. Transmiti muitos jogos em que Louralber atuou. Uma de suas características: ser enérgico e incisivo nas marcações. Não mudou nada, exceto a cor dos cabelos.