Reação imediata
Como eu gostaria que vivo estivesse meu querido companheiro Paulino Rocha, o campeão de audiência. Ele, em 1973, num discurso histórico (gravação está na Verdinha), enalteceu a inauguração do Castelão como um novo tempo, onde o cronista, em cabines funcionais, poderia de forma segura executar seu trabalho. O que o Paulino diria hoje ao ver o Castelão sem cabines de rádio e os cronistas jogados em espaços improvisados? O que hoje ele diria ao ver o Castelão, que foi do povo, entregue a grupos privados? O que diria hoje ao ver seus companheiros de profissão olhados como intrusos e indesejados. Como faz falta aquela voz rouca e respeitada. Ainda bem, a atual verberação ganhou guarida. Reação imediata. Acredito que esta revolta não será em vão.
Nas Séries
Análise comparativa sobre as campanhas. Na Série B, o Ceará é líder com 27 pontos, 13 jogos, 8 vitórias, 3 empates, 2 derrotas, 24 gols a favor, 18 contra, saldo de 6. Na Série A, o Internacional é o quarto colocado. Tem 22 pontos, 12 jogos, 6 vitórias, 4 empates, 2 derrotas, 18 gols a favor, 11 contra, 7 gols de saldo. Na Copa do Brasil, o Inter eliminou o Remo e o Cuiabá. O Ceará eliminou o Parnahyba e a Chapecoense. Detalhe: o Inter aplicou duas goleadas: 6 a 1 no Remo em Belém e 4 a 1 no Cuiabá no Beira-Rio.
Companheiros
Outras vozes já se levantaram, exigindo tratamento digno para os cronistas. Ouvi Júlio Sales e Vicente Alencar, mas soube que os confrades das demais emissoras engrossaram as fileiras pela retomada do respeito à classe. Quem mais promove o futebol que os cronistas esportivos? Passam o dia todo falando desse esporte. Isso não vale, senhores donos do poder?
História
De repente, desembarca aqui gente para mandar no futebol cearense. Que contribuição essa gente deu? Nenhuma. Deu dinheiro para a construção do Castelão? Não. Participou das lutas pela construção do estádio? Não. Deu uma barra de sabão para a obra? Não. Mas, num passe de mágica, essa gente torna-se "dona" do estádio. O mundo é mesmo dos espertos.
Favorito
Devemos ter a humildade de reconhecer que, diante do Ceará, o Internacional/RS é o favorito. Basta ver a campanha do Inter na Série A e os nomes famosos em seu elenco. Mas favorito não significa vitória certa. Creio que o Ceará deve entrar precavido, mas sem abrir mão dos contra-ataques bem articulados. Será a melhor postura inicial.
Leitores
Agradeço aos leitores Célio Dutra Serra e Antonio Vamilton França Filho as mensagem de apoio ao comentário de ontem sobre o Castelão. Resumo o que Célio disse: "O Castelão deve ser administrada por gente nossa, que conhece nosso espírito esportivo. Está na hora de governo se impor e ditar as regras que devem ser cumpridas e obedecidas".
Distinção
Fui distinguido pelo amigo Sílvio Carlos com o convite para prefaciar o livro de sua vida que está sendo escrito pelo jornalista Renato Abreu. Lisonjeado estou por poder abrir o caminho por onde o leitor passeará. E descobrirá então não apenas o Sílvio profissional, mas também o ser humano sensível, espirituoso, que envolve e cativa. Breve o lançamento.