Cenário diferente
Porto Alegre. Copa do Brasil. Foi lá que em 1994 vi o Ceará roubado por um árbitro chamado Godói. E assim perdeu a final para o Grêmio. Agora, a mesma Porto Alegre no caminho alvinegro, mas com cenário diferente: no lugar do Olímpico, o Beira-Rio; no lugar do Grêmio, o Inter que goleou o Flamengo (4 x 0). Dirigido por Abel Braga é o Inter que tem o veterano Dida no gol. E tem também Aránguiz, D'Alessandro, Alan Patrick, Rafael Moura. Está em quinto lugar na Série A. Adversário muito difícil. Terá o Ceará condições de eliminá-lo? Creio que sim, apesar de favorito ser o time gaúcho.
Artilheiro
Robert tem todos os motivos para sorrir. Está em grande fase. Seu gol contra o Treze teve o toque sutil de quem desdenha com altivez. Toque de quem sabe. Nova missão: repetir o feito contra o Botafogo/PB amanhã no Castelão.
Desatenção
A crítica construtiva deve sempre ser bem recebida. A desatenção da defesa do Ceará nos jogos recentes requer urgente correção. Jailson, Sandro, Diego Ivo, Anderson e os demais não devem ficar aborrecidos com opiniões desfavoráveis, mas tomá-los como estímulo.
Dois momentos
No caso de Jailson, por exemplo, se errou feio no jogo com o Joinville, redimiu-se na partida contra a Chapecoense. No segundo tempo fez a defesa espetacular que impediu fosse a decisão para os pênaltis. Bom é assim.
"A gente fica chateado com algumas vaias, mas futebol é assim mesmo. Vamos pensar agora no Internacional/RS".
Bill
Analisando a sequência do Ceará na Copa do Brasil
Melhor formação
Edinho retorna justo quando o Fortaleza mais vai precisar dele. A melhor formação tricolor no momento é a composta por Guto, Walfrido, Edinho e Marcelinho Paraíba. Mas Corrêa e Davidson, que também enfrentaram o Treze, jogaram bem.
Estrela Vermelha
Do Botafogo/PB, adversário tricolor amanhã no Castelão, já vi jogar Doda, Chapinha, Lúcio Curió e André Lima. Vem de dois jogos fora: 1 x 1 com o Asa em Alagoas e derrota (2 x 1) para o Santa Cruz pela Copa do Brasil em Recife. É um time muito enjoado.
Desafio diferente
O Ferroviário trouxe o técnico Bira Lopes e o Icasa trouxe o técnico Leandro Sena, ambos com passagem pelo futebol do Rio Grande do Norte. Aqui terão novos desafios. Bira no plano local; Sena, no nacional. As oportunidades estão aí. Que saibam aproveitá-las, pois.
Referência
O cearense Marcelo Vilar, atual técnico do Botafogo, é bicampeão paraibano (2013/14), além de campeão brasileiro da Série D 2013. Pelo Treze ganhara a Copa Paraíba 2009 e o bicampeonato estadual 2010/11. Seis títulos em cinco anos.
Recordando
Dia 11 de dezembro de 2000. A partir da esquerda: o pesquisador Airton Fontenele e Dunga (Carlos Caetano Bledorn Verri), atual técnico da Seleção Brasileira. Foto batida na casa do pesquisador cearense quando de uma visita de cortesia feita por Dunga, que foi conhecer a Sala João Saldanha, onde está um dos maiores acervos do país em se tratando de livros, revistas, jornais e vídeos sobre a Canarinho.