Tom Barros

A palavra é embotamento

Quero evitar a palavra apagão que entrou no futebol desde que a Seleção Brasileira levou de 7 a 1 da Alemanha. Opto por embotamento, espécie de desligamento absoluto. Pois a defesa do Ceará, a partir mesmo do goleiro, terá de espantar esse fantasma que anestesia e leva o time a sofrer os gols mais evitáveis da face da terra. Entrego à lixeira o que aconteceu diante do Joinville. Hoje, quando enfrentar o Icasa, o Ceará terá a obrigação de entrar aceso, atento, em todos os compartimentos, caso não queira complicar uma situação que ainda se mostra confortável. O Icasa, remodelado e inovador, é perigoso justo porque não se tem ainda uma ideia exata da dimensão de seus avanços. O empate com o Oeste em São Paulo deu moral ao Verdão e serve de advertência ao Ceará.

Concentração

Não tenho dúvida de que Sandro e Diego Ivo estarão atentos e não mais cochilarão como vigias vencidos pela sonolência. A volta de Ricardinho é a principal motivação de um time que dele depende muito no tocante à qualidade final do produto. Ricardinho é como funcionário encarregado do refinamento, o que dá charme e faz a diferença.

O Leão

O líder Fortaleza de volta. Como virá após o recesso? Entendo que no Leão há a vantagem da continuidade do trabalho, máxime diante de um Treze/PB, seu adversário, que mudou o time quase todo. Para o Fortaleza um recomeçar sabedor do que tem; para o Treze um iniciar do zero com as incógnitas e apreensões de sempre. A favor do Treze o fato de jogar em casa.

Recordando

1994. Supertime do Palmeiras, na época treinado por Vanderley Luxemburgo. A partir da esquerda, só os jogadores (em pé): Mazinho, Roberto Carlos, César Sampaio, Tonhão, Sérgio e Antonio Carlos. Na mesma ordem (agachados): Edmundo, Daniel Frasson, Evair, Edilson e Zinho. Destaque para Daniel Frasson que hoje é treinador no futebol cearense. Daniel, ainda como jogador, foi campeão cearense pelo Fortaleza no ano 2000.

Só vantagens

O Ceará, após o jogo de hoje, fixará atenções na Copa do Brasil. No dia 23, quarta-feira próxima, receberá a Chapecoense no jogo de volta. Como ganhou no jogo de ida (2 x 1), poderá perder até por 1 a 0 que estará classificado para enfrentar o Inter/RS. E garantirá o recebimento de R$ 430 mil reais de cota pela passagem de etapa.

Datas

Hoje, 19 de julho, é o Dia do Futebol, escolhido pela CBF em homenagem ao Esporte Clube Rio Grande/RS, o mais antigo do Brasil, fundado em 19 de julho de 1900. /// Já em 19 de julho de 1953 Garrincha disputou seu primeiro jogo como profissional (Botafogo 6 x 3 Bonsucesso), com três gols de Garrincha. Dados de Airton Fontenele.

Equilíbrio

O técnico do Fortaleza, Marcelo Chamusca, conhece muito a qualidade do elenco. Discorre com precisão sobre virtudes, carências e alternativas. É seguro ao falar sobre as substituições de Edinho, Max e Eduardo Luís. E aí analisa Genilson, Adalberto, Fernandinho. Passa confiança. No mais é quebrar a expectativa de um retorno que sempre traz alguma apreensão.

Hospitalidade

Sou sempre muito grato ao povo alemão pelo carinho com que eu fui tratado quando estive na Copa do Mundo de 2006. Eles foram muito carinhosos para com a equipe da Verdinha 810. Mais feliz fico agora ao ver o agradecimento do jogador Özil que, em reconhecimento à hospitalidade do povo brasileiro, doou mais 12cirurgias para crianças brasileiras doentes. Antes da Copa, ele doara 11 cirurgias. No total, 23, o número de atletas da delegação. Que belo gesto desse jogador alemão, campeão do mundo.