Tom Barros

Saldo positivo

Numa avaliação sobre o desempenho dos nossos clubes nas séries "B" e "C" do Campeonato Brasileiro, antes da Copa do Mundo, há que se considerar o aspecto altamente positivo de Ceará e Fortaleza que fecharam na liderança o primeiro período. O alvinegro ganhou moral. O zagueiro-artilheiro, Sandro, experimenta fase excepcional. Magno Alves superou a marca dos 400 gols. Já o Icasa oscilou demais. Por ter perdido importantes pontos no Romeirão, terminou apenas em 13º (11 pontos), quando poderia ter ficado numa situação mais confortável. Terá de corrigir os rumos.

O livro

Criativa a ilustração da capa do livro sobre as Copas do Mundo, escrito por Airton Fontenele. O conteúdo está um primor. Lançamento terça-feira, dia 10 de junho, às 19 horas, no Náutico Atlético Cearense

Fortaleza invicto

O tricolor de aço, além da invejável posição de líder do seu grupo na Série C, mantém invejável invencibilidade. Consolidou a presença de valores jovens, forjados em casa, como Max Oliveira, Walfrido, Edinho e Romarinho. Marcelo Chamusca firmou-se de vez.

Pelo caminho

Depois da Copa, o Ceará fará dois jogos em casa: dia 15 de julho, às 16 horas, recebe o Joinville no Castelão; dia 19 de julho, também no Castelão, recebe o Icasa. Na sequência, pegará o Santa Cruz em Recife.

"O Bolão do Leão é uma forma de a torcida tricolor, concorrendo a prêmios, dar uma receita ao time no período da Copa".
Fábio Mota
Diretor de marketing do Fortaleza (mais explicações no site do clube)

Futuro

O Fortaleza, após a Copa, enfrentará o Treze em Campina Grande/PB. Depois volta para casa e pega no PV o Botafogo/PB. Na sequência, vai a Alagoas enfrentar o Asa. Não creio que a paralisação provocada pela Copa quebre o ritmo do Leão.

Copa 2014

Não levo em conta jogos preparativos para a Copa. Ainda assim, neles seja possível perceber quem está mais solto, pronto. Caso de Neymar. Outros só "se acham" na Copa. Daí a velha frase do famoso Didi, bi mundial pelo Brasil: "Treino é treino; jogo é jogo".

Comentaristas

Zé Carlos (Icasa) e Ricardinho (Ceará) são os jogadores que demonstram ótima facilidade de expressão diante dos microfones e câmeras. Quando pararem de jogar, poderão muito bem optar pela carreira de comentarista.

Exemplo

Cito como exemplo recente o ex-jogador Bechara. Cedo cuidou de estudar português para melhor se expressar. Resultado: ao encerrar a carreira, com a bagagem internacional, logo se habilitou e hoje está muito bem na TV Diário.