Tom Barros

Subir de quatro

Ceará 4 x 0 Vila Nova; Sampaio Correa 4 x 1 Portuguesa. Quatro pra lá, quatro pra cá. Vozão quer a liderança; Sampaio mira o G-4. A vantagem do Sampaio será o Castelão de São Luís. Lá estão também nosso conhecido Arlindo Maracanã, de tantas passagens por Porangabuçu, e Pimentinha, que costuma dar canseira nos seus marcadores. Os desfalques do Ceará preocupam, mas é bom lembrar que, não faz muito, o próprio presidente Evandro Leitão disse que no alvinegro não há time "B" ou misto senão um elenco só, no mesmo nível. A preocupação, pois, é limitada.

Zagueiro-goleador

A ausência de Sandro será duplamente sentida: na defesa e na função de concluir, de cabeça, quando nos escanteios ou faltas a bola for alçada na área adversária. Neste mister Sandro é o melhor do futebol cearense. Imagens das Copas. Rara foto de um fato incomum. Estádio Rasunda, palco da final da Copa de 1958 na Suécia. Havia chovido muito na noite anterior ao jogo. No domingo pela manhã, o gramado estava com poças d'água. Aí os funcionários, usando esponjas, foram tirando a água. Um trabalho demorado e paciente. À tarde, quando Brasil e Suécia entraram em campo, a condição do campo já estava ideal. Brasil 5 x 2 Suécia. Brasil campeão do mundo.

Valorização

Claro que o presidente do Ceará, quando diz que não há time "B", cuida de valorizar o elenco como um todo. Mas na verdade há sim diferença técnica. Uma coisa é jogar com João Marcos; outra, bem diferente, é jogar sem ele. Pelo menos teoricamente isso procede.

Exemplo

Há posições onde os integrantes têm o mesmo nível, apesar das variações de praxe. Caso de Anderson e Diego Ivo. Quem é o melhor? As ocasiões têm se revelado assim: ora Anderson, ora Ivo. Coisa recente, Ivo entrou melhor.

Interpretação

Que leitura o Fortaleza pode fazer do título do segundo turno paraense que o Paysandu conquistou na quarta-feira diante do Remo? De um lado, desgaste do jogo e da comemoração deles; de outro, o moral do Papão que foi lá para cima. Faca de dois gumes.

Desempenho

Título e comemoração no meio da semana terminam comprometendo o desempenho do time no jogo seguinte. Lembram do que houve com o Ceará? Após o tetra e a comemoração, o Vozão foi carimbado pelo América/MG por 3 a 0.

Imagens das Copas

Rara foto de um fato incomum. Estádio Rasunda, palco da final da Copa de1958 na Suécia. Havia chovido muito na noite anterior ao jogo.No domingo pela manhã,o gramado estava com poças d’água. Aí os funcionários, usando esponjas, foram tirando a água. Um trabalho demorado e paciente.À tarde, quando Brasil e Suécia entraram em campo, a condição do campo já estava ideal. Brasil 5 x 2 Suécia. Brasil campeão do mundo