Tom Barros

Soma contínua

Antes o objetivo do Ceará era chegar ao G-4. Hoje a ambição é maior: a liderança. Equivocada é a opinião dos que entendem ser preciso armazenar "gordura" para queimá-la na segunda fase da competição. Penso diferente. Nada de queimar "gordura". Pelo contrário: a continuada soma de pontos é para abrir margem cada vez maior, visando a uma classificação antecipada. Verdade que às vezes o time fica tão bem que pode até se dar ao luxo de poder perder. Mas tais facilidades podem levar a erros de percepção e avaliação. Correto é somar sempre. E sempre.

Gols e gols

Bill continua fazendo gols. Os mais exigentes querem dele jogadas refinadas. Impossível. Bill é goleador. Para seguir titular não será preciso marcar quarenta gols: basta ir marcando gols e gols, sem se preocupar com a contagem. Ótima fase. A partir da esquerda: Cristiano Ronaldo, Marcelo e o cearense, ex-jogador Jardel. Foto em Lisboa na decisão da Champion Ligue (Real Madrid x Atlético). Jardel, que foi ídolo em Portugal, comentou (como convidado) para uma rede de televisão portuguesa. Lá, Jardel entregou aos dois jogadores do Real sua camisa de embaixador do Grêmio. Cristiano Ronaldo, no início da sua carreira, jogou várias vezes com Jardel no Sporting de Lisboa.

Prova de fogo

O jogo do Fortaleza em Santa Maria de Belém do Grão Pará (acho muito bonito o nome dessa cidade) reveste-se de importância especial. Se o Leão vencer, calará de vez a boca dos que só enxergam defeito em tudo. Daí ser interessante passar nessa prova de fogo.

Outro resultado

Se o Fortaleza empatar ou perder em Belém, será normal. Alguém já viu nos últimos tempos algum jogo fácil no Pará? Só uma péssima apresentação e uma goleada dariam munição aos críticos do Fortaleza. Prefiro formar no rol dos otimistas.

"Os cartões amarelos atrapalham, mas os que vão entrar têm condições de fazer um bom trabalho".
João Marcos
Volante do Ceará (sofre sua confiança no elenco)

Queda livre

O Icasa despencou de vez. Goleado pelo ABC e derrotado pelo Luverdense, desceu para a zona maldita. Alerta geral. A obra do acaso pode dar certo por algum tempo, mas jamais perdura a vida toda. Se não houver rápida correção de rumo, Deus meu...

Adversário

Enquanto o Fortaleza faz preparação tranquila no Pici, o Paysandu, seu adversário de sábado no Mangueirão, desgasta-se logo mais diante do Remo, na decisão do returno paraense. De certo modo, isso é bom para o Fortaleza. Remo x Papão sempre foi uma guerra.

Notas & notas

Domingo (1/06) no Terra e Mar (Mucuripe) festa pelos 76 anos do clube. Às 7 hs, missa campal, homenagens, Veteranos x Ceará, roda de samba. // Já na Câmara Municipal de Maracanaú, dia 4/06, às 9 hs, sessão solene em homenagem ao centenário do Ceará.

Tudo a ver

Tronco do Gaúcho, do ex-jogador Solimar, venceu em 2013 o concurso Comida de Boteco, promoção SVM. O prato vencedor, Trio Arena Castelão (feito de barro), tem formato de Arena, três linguiças de carne de sol com queijo, macaxeira cozida e manteiga da terra.