Tom Barros

Minguado ponto

Vila Nova/GO, só um empate em sete jogos. Campanha pífia que o deixa atolado na lanterna. Na rodada passada, no Serra Dourada, perdeu para o América/RN (1 x 3). Pois é este Vila humilhado o adversário do Ceará logo mais no Domingão em Horizonte. Lanterna, não raro, prega surpresas. Vejam o que o CRB aprontou dentro do Pici (0 x 0 diante do Leão). Barbas de molho. O Ceará, da vitória sobre a Ponte Preta, tem condições de ganhar sem problemas. A diferença de campanha, de elenco, de proposta, tudo a favor do Ceará, credencia o alvinegro a mais três pontos. Mas é bom se precaver contra surpresas. Esqueçam que o Vila tem apenas um minguado ponto.

Conhecido

No Vila Nova, de conhecido do futebol cearense, apenas o atacante Thiago Furlan que fez ótimo certame estadual 2014 pelo Guarany (S). Ele, inclusive, já foi dispensado do clube. Na derrota do Vila Nova para o América/RN, o técnico Waldemar Lemos já havia usado Furlan apenas no 2º tempo. Não sei por qual razão, pois Furlan é bom jogador.

Pantanal

Nada da novela que deu o maior Ibope, tendo Cristiana Oliveira no papel de Juma Marruá. Pantanal é estádio construído no Mato Grosso para a Copa. Nele haverá apenas quatro jogos. E depois? Taí o problema. Não se manterá com receita apenas do futebol. Vão transformá-lo numa Arena para shows de música sertaneja.

Porta de bronze

Discordo dos que já insinuam queda de produção do Fortaleza, apenas porque houve empate com o lanterna CRB no Pici. Ora, se o Fortaleza não tivesse lutado pela vitória, a crítica caberia. Mas o Leão lutou, buscou, quis. Admito que o resultado não foi bom. Mas jamais concordo com os mais exigentes que só veem defeito em tudo. Temos de admitir os méritos do goleiro Júlio César, do CRB. Este, sim, porta de bronze, intransponível, como se tivesse incorporado as virtudes dos notáveis goleiros do mundo como Gilmar, Lev Yashin, Gordon Banks e Preud´homme.

Apelo

O técnico Jorge Veras, bicampeão cearense sub-20 2014 pelo Fortaleza, está preocupado: o Campeonato Cearense sub-13, pode não ser realizado (Jorge também prepara time sub-13). A FCF não teria verba. "Será um duro golpe na formação de valores. Todos os times já montaram suas formações sub-13", diz. Com a palavra Mauro Carmélio.

Champion Ligue

O Atlético de Madrid recuou demais e aceitou a pressão do Real, até sofrer o gol de empate já nos acréscimos. Mas não vi motivo para o árbitro ter dado os cinco minutos a mais. Não houve paralisações para justificar tal exagero. Minha conclusão: os times maiores sempre contam com simpatias e favores da arbitragem. É no mundo todo...

"Eu falo por mim. Seria muito interessante o retorno do Mota. Tivemos momentos muito bons. Quando um pegava na bola, o outro já sabia o que teria de fazer".
Magno Alves
Atacante do Ceará (no Debate Bola)

Imagens das Copas

19 de Junho de 1958. Brasil 1 x 0 País de Gales, gol de Pelé. Quartas de final da Copa do Mundo da Suécia. Estádio Nya Ullevi em Gotemburgo. Na foto, ataque do Brasil: Zagalo tenta concluir a jogada, observado pelos zagueiros Stuart Williams e Cliff "Mel" Hopkins. Mazola e Pelé também olham o lance.