Sem times da Capital
Fato inédito marcará a Série A do Campeonato Cearense de 2015: no primeiro turno não haverá nenhum time da capital. Ceará e Fortaleza disputarão a Copa do Nordeste. Ferroviário e Tiradentes foram rebaixados. O América não conseguiu subir de divisão. E o Calouros nem na Série B está. A região metropolitana terá dois representantes: Horizonte e Maranguape. A propósito, São Benedito e Maranguape retornam à divisão de honra. Ótimo. Mas seria interessante desde já iniciarem a preparação de seus estádios. Importante: já ficará com um dos times do interior uma das vagas na Copa do Brasil, além disso as bonificações que serão estipuladas no regulamento.
Bravos
Ferroviário, Guarany de Sobral, Guarani de Juazeiro, Quixadá, Tiradentes, Horizonte, Crato e Itapipoca há muito encerram suas participações no certame estadual. Receita zero. Programação oficial só depois da Copa do Mundo. Sim, e como ficam então as obrigações financeiras desses clubes? São bravos.
Comemoração
Na medida em que se aproxima a festa do Centenário do Ceará, aumenta a procura por entrevista com Gildo, o maior ídolo do clube. Mas a esposa dele, dona Filomena, pede compreensão da imprensa. Gildo está debilitado, com problema de saúde. Dona Filomena cuida de preservar a imagem do marido. E tem suas razões.
Gigante do futebol
Há 110 anos (21 de maio de 1904), em Paris, era fundada a FIFA. Sete são os países fundadores: Franca, Holanda, Espanha, Bélgica, Dinamarca, Suécia e Suíça. Atualmente são 209 filiados. A FIFA teve oito presidentes. O primeiro foi o francês Robert Guerin; o atual é o suíço Joseph Blatter. Os maiores mandatos foram o do francês Jules Rimet (33 anos) e o do brasileiro João Havelange (24 anos). Detalhe: Jules Rimet foi o pai da Copa do Mundo. Em 1932 a sede da FIFA foi transferida para Zurique na Suíça. (Dados de Airton Fontenele).
Apoio
A situação mais desagradável para um jovem atleta é passar à inatividade por motivo de contusão, mormente quando vinha em notável marcha ascensional. É o que experimenta Max Oliveira. Mas, para tranquilidade dele, há dois fatores importantes: o apoio da equipe médica competente e a superação tão inerente aos jovens valores.
Caixa de entrada
Do leitor Aldenor Sá Gomes: "No Vitória/BA em que o David Luiz (hoje Seleção Brasileira) atuava, estavam também os cearenses Garrinchinha e Índio, ambos forjados no campinho da Granja Portugal, além, claro, do Valdir Papel, que você mencionou. O Vitória estava na Série C nacional e, com David Luiz no time, ganhou (1 x 3) do Ferroviário no PV". Valeu!
"Não pensamos noutra coisa agora que não seja o CRB, nosso próximo adversário, quando estaremos jogando na nossa casa, com o apoio do nosso torcedor".
Marcelo Chamusca
Técnico do Fortaleza (no site do clube)
Imagens das Copas
1966, Copa da Inglaterra. Final: Inglaterra 4 x 2 Alemanha (2 x 2 no tempo normal). Inglaterra campeã. Na prorrogação, os ingleses fizeram 2 a 0. Na foto, o polêmico terceiro gol inglês, marcado por Geoff Hurst. A bola realmente não entrou. Erro grave que prejudicou a Alemanha.