G-4 na mira
O Ceará realiza hoje o seu terceiro jogo fora de casa. Os resultados anteriores, vitória em Chapecó e empate em Florianópolis, animaram. Abriu boa vantagem para o jogo de volta na Copa do Brasil e avançou na Série B. No caminho, o América/RN, que vem de resultado muito bom em São Paulo, onde de virada ganhou da Portuguesa. O time potiguar encostou no Ceará, razão por que o jogo assumiu característica de seis pontos em disputa, como de praxe se convencionou chamar. Ceará (5º) e América (7º) têm campanhas bem semelhantes. A vantagem americana é jogar em casa, no Arena Dunas. Ambos têm condições de chegar ao G-4 hoje. Previsão de equilíbrio mesmo.
Futebol e artesanato
Copa e futebol, inspiração nas artes. Em Lagoinha, litoral oeste, o artesão José Silveira, filho de pescador, cria com escamas de camurupim peças decorativas como esta bola. Zezão, como é chamado, estará com esta e outras peças no "Litoral Feito à Mão", feira de artesanato regional, dias 30 e 31 de maio em Paracuru.
Justa homenagem
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque, e o presidente da Comissão de Cultura e Esportes, deputado Ferreira Aragão, convidam o público para a solenidade em homenagem ao historiador e escritor Airton Fontenele, hoje, às 15 horas no Auditório Deputado Murilo Aguiar, na Assembleia Legislativa.
Apoio
Crateús, campeão da Taça Brasil de Futsal, disputará a Superliga Nacional e o Sul-Americano na Argentina. O prefeito Mauro Soares certamente dará continuidade ao projeto que elevou Crateús à elite do futsal brasileiro. Quimides, secretário de Esporte e Cultura, sabe da importância de manter o alto nível alcançado. Mãos à obra.
Boas opções
Claro que nem tudo está perfeito no time Fortaleza. Podemos dizer que Marcelo Chamusca ainda faz ajustes. Mas é salutar ver o tricolor com boas opções como Davidson, que teve boa estreia, e Romarinho. É bom ver também o Waldison voltando. São normais as oscilações como a baixa produção de Cametá, Marcelinho Paraíba, Edinho e Robert em Catalão no jogo passado. Comprometeria se fosse assim sempre, mas não é. Lamentável mesmo a contusão de Max Oliveira. Esse rapaz tem muito valor profissional e futuro brilhante.
Glória e Rejeição
O goleiro do América/RN é Fernando Henrique, que já foi ídolo do Ceará. Não sei se Fernando saiu magoado com o time de Porangabuçu. Ele é ótimo goleiro. No Ceará experimentou a glória e a rejeição. Esta só no último ano, quando cometeu seguidas falhas. Mas ele ainda é muito respeitado pela torcida que tanto o aplaudiu.
O lance
Quem não se deleita com a arte no futebol? A bicicleta dada por Foguinho do Icasa no jogo contra o Santa/PE merece menção especial, porque perfeita no estilo, precisa na execução e belíssima na forma. Há bicicletas meio desajeitadas. Mas a de Foguinho foi de uma plástica sem reparos, na dimensão da do mestre Leônidas da Silva ou da de Pelé.
"Quando vejo a CBF oficializar o Estádio Alcides Santos como palco do jogo contra o CRB, um nome me vem à mente: Manoel Guimarães, o gigante nos melhoramentos daquela praça".
Sílvio Carlos
Jornalista e conselheiro tricolor