Tom Barros

Dose tríplice

Colocada assim, parece chamada de campanha de vacinação do Ministério da Saúde. Mas na verdade trata-se da rodada nacional que põe em ação numa só data Ceará, Icasa e Fortaleza. Em casa, o Icasa. Recebe o Santa no Romeirão. O Ceará em Santa Catarina diante do Avaí. O Fortaleza na distante Catalão, em Goiás, pega o Crac. O três times cearenses estão vindo animados pelo êxito anterior, mas certos de que cada jogo tem sua própria história, desvinculada de atos passados. Ceará ganhou de virada. O Icasa bateu no Vila Nova em Goiânia. O Fortaleza sepultou o tabu do Águia.

Na televisão

O notável narrador Gomes Faria, locutor espetáculo do rádio brasileiro, está de volta à telinha. Participa programa a Grande Jogada, às 11h10, toda manha, pela TV Diário, sob o comando do querido Belmino. É show.

Momento

Costumo dizer que jogador se escala. Caso de Diego Ivo. Pegou um banco, soube esperar e agora está novamente na vez. Mas vai uma palavra de estímulo ao Anderson, que também é muito bom. Apenas andou falhando em alguns jogos. Basta se cuidar.

O melhor

Quem é o melhor jogador do futebol cearense momentos? Prefiro entender que há alguns em melhor condição física e técnica razão por que produzindo mais e melhor. Cito dois: Edinho (Fortaleza) e Ricardinho (Ceará).

"A torcida precisa ter um pouco mais de paciência com o Bill. Com apoio, a tendência é ele subir de produção”.
Evandro Leitão
Presidente do Ceará (após Bill garantir a vitória em Chapecó)

Parceria

Muito tenho destacado a revelação de valores no Leão, citando entre eles o zagueiro Max. Entretanto, por uma questão de justiça, tenho de fazer referência também à segurança de seu parceira na zaga tricolor, Eduardo Luiz, igualmente muito seguro e eficiente.

Presença

Hoje, com ingressos a preços promocionais, a torcida do Icasa deverá lotar o Romeirão. Icasa (15º) e Santa (16º) estão colados com 4 pontos ganhos, mas o Santa não ganhou de ninguém: empatou com ABC, Portuguesa, Paraná e Luverdense.

Elegância

Jogar bonito, elegante, não é para qualquer um. Aqui houve muitos atletas clássicos no conduzir a bola, no passar, no driblar. Cito Mozart, Aldo, Haroldo Castelo Branco, Amilton Melo, Bechara. Hoje, Walfrido dá sinais de que pode já, já, entrar nesse rol.

Notas & notas

O ex-jogador Ivo Pinheiro, que jogou Ceará, Fortaleza, América e Tiradentes, recebe homenagens porque hoje muda de idade. Parabéns. /// Do médico Russen Conrado recebi um Pen Drive com mais de 900 textos sobre futebol. Um primor. Valeu, Russen!

Imagens das Copas

1962. Copa do Chile. Brasil 2 x 0 México. Na foto, Zagalo, de cabeça, marca o primeiro gol brasileiro. O segundo gol foi marcado por Pelé. Local: Estádio Sausalito, em Viña del Mar. Público: 10.484 pagantes. Brasil: Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo. Foi a estreia brasileira. No jogo, diante da Tchecoslováquia, Pelé se contundiu e não mais jogou a Copa.