Tom Barros

David Luiz diante do Ferrão

Voltas da vida. Hoje, ídolo da Seleção Brasileira, o zagueiro David Luiz passou momentos muito difíceis quando defendeu o Vitória/BA na Série C nacional em 2006. David Luiz enfrentou o Ferroviário aqui no PV. O Vitória ganhou por 3 a 1, tendo David sido advertido com cartão amarelo. A participação dele foi importante na campanha que levou o Vitória ao vice-campeonato, posição que fez o time baiano subir para Série B. Agora vejam a ascensão dele: em 2006, David Luiz no PV enfrentado o Ferrão. Em 2007, já estava no Benfica de Portugal. Em 2009, campeão português e eleito o melhor do ano. Em 2011 foi para o Chelsea. Em 2010, Seleção Brasileira principal.

Destinos divergem

Em 2006, David Luiz e o cearense Valdir Papel estavam no Vitória/BA. Papel tinha ido do Vasco/RJ para o time baiano. Hoje, David está no Chelsea da Inglaterra e titular da Seleção Brasileira; Papel foi campeão estadual no Mato Grosso e no Rio Grande do Norte. Seus dois recentes times foram o Luverdense/MT e Santa Cruz, Salinópolis/Pará.

Coincidência

Em 2006 o ala Apodi, em início de carreira, formou na defesa do Vitória ao lado de David Luiz e também enfrentou o Ferrão no PV em 2006. Já em 2012, Apodi transferiu-se para o Ceará, onde ficou até 2013. Teve bons e maus momentos no Vozão. Hoje, Apodi está no Delfines do México, emprestado pelo Querétaro também do México.

Discreto

Ainda longe da fama, David Luiz chegou de forma discreta ao PV para enfrentar o Ferrão. Nem foi notado. Ficha: Ferroviário 1 x 3 Vitória/BA no PV. Público: 4.164 pagantes. Renda: R$ 37.920,00. Vitória: Vítor, Apodi, Jean, DAVID LUIZ e Xavier; Itamar, Jair (Vanderson), Garrinchinha e Leandro Domingues; Renaldo (Valdir Papel) e Índio (Narcísio). O Ferroviário: Jefferson, Tiago, Horário (Diego) e Nemézio; Marcos, Guarilha (Ernandes), Glaydistone, Claudeci (Sérgio Alves) e Everton; Stênio e Fernando.

Imagens das copas . Os 23 da Copa de 2002. A partir da esquerda (em pé): Lúcio, Edmilson, Roque Júnior, Gilberto Silva, Marcos, Kaká, Vampeta, Anderson Polga, Dida, Rogério Ceni e Belletti. Agachados: Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos, Kleberson, Rivaldo, Cafu, Júnior Caruaru, Ricardinho, Luizão, Edilson, Denilson e Juninho Paulista.

Homenagem

Airton Fontenele, autor de oito livros sobre a Seleção Brasileira, será homenageado na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Ferreira Aragão, PDT/CE, presidente da Comissão de Cultura e Esportes. O ato será no dia 20 de maio, às 15 hs. Aos 87 anos, Fontenele lançará no início do mês o seu novo livro: “O Brasil em todas as Copas - 1930/2014”.

Frases do francês

Repudiei muito a crítica que o secretário da Fifa, Jérôme Valcke, fez há algum tempo. Ele disse da necessidade de dar um chute no traseiro dos brasileiros para ver se as obras da Copa ficariam concluídas. Hoje, às vésperas do evento, tenho de concordar com o francês: aqui não há segurança, nem trens entre cidades nem aeroportos prontos. E muita coisa por fazer.

"Você não pode dormir na praia. Certifique-se de organizar sua acomodação. Você não pode simplesmente chegar com uma mochila e começar a andar. Não apareça pensando que é a Alemanha”.
Jérôme Valcke
Secretário geral da Fifa (advertindo os estrangeiros que vêm para a Copa)