Tom Barros

64 anos depois

Falta pouco, Brasil! De 1950 a 2014, são 64 anos de separação entre a tragédia do Maracanazzo e a esperança de um título mundial brasileiro em casa. O Maracanã passará por um teste de fogo: entrar para a história como palco da tragédia e da gloria ou apenas como cenário de maldições. Se o Brasil ali perder mais uma Copa do Mundo, o Maraca não escapará das superstições ou sentimentos negativistas. Mas prefiro o otimismo. Foi no Maracanã que o Brasil ganhou a Copa das Confederações. O time do Felipão tem condições, sim, de ganhar a Copa 2014 no Maracanã.

Missão

Júlio César ocupará a posição que ficou marcada pelo goleiro Barbosa, estigmatizado pela perda do título em 1950. Se ganhar a Copa, Júlio bem poderia dedicar o título ao saudoso Barbosa. Imagens das Copas. 17 de junho de 1962. Final da Copa do Mundo do Chile. Estádio Nacional de Santiago. Público pagante: 68.679 torcedores. Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia. Brasil bicampeão. O capitão Mauro, imitando o capitão Bellini que levantara a taça em 1958, ergue a taça, recebendo o abraço de Paulo Machado de Carvalho. No canto direito, o técnico Aymoré Moreira e o goleiro Gilmar, este já com a faixa de bicampeão mundial.

Nada fácil

Eu disse que o Brasil de Felipão tem condições de ganhar o título mundial no Maracanã. Eu não disse nem digo que será fácil. Não digo nem que a Canarinho é favorita. Apenas afirmo que o Brasil está na briga. Não tem jogadores geniais, mas tem jogadores de talento.

Concorrentes

Na minha avaliação, além do Brasil, Espanha (Xavi, Busquets, Iniesta, Xabi Alonso, Fàbregas) e Alemanha (Schweinsteiger, Klose, Podolski e Thomas Müller) têm boas condições. Depois coloco a Itália e a Inglaterra.

"A pena máxima no Brasil é de 30 anos, mas eu já paguei mais do que isso".

Barbosa
Injustiçado goleiro da Seleção Brasileira de 1950, lamentando ser eternamente apontado como causador da perda do título mundial naquele ano, em pleno Maracanã

Humilhação

Barbosa morreu no dia 7 de abril de 2000 aos 79 anos. O pior momento para ele não foi ter perdido a Copa de 1950, mas ter sido barrado na Granja Comary, onde a Seleção Brasileira se preparava para a Copa de 1994. Motivo alegado: ele podia levar azar à Seleção.

Inspiração

No Maracanã, em 1972, o Brasil ganhou a Copa Independência, também chamada de Mini-Copa. Na final, o Brasil ganhou de Portugal por 1 a 0, gol de Jairzinho. Na Seleção Portuguesa atuou o famoso Eusébio, maior astro do futebol lusitano.

O nome

Torço pelo êxito de Neymar. Será sua grande chance de consagração internacional. Ele brilhou na Copa das Confederações e calou seus críticos. Mas o maior desafio de Neymar será mesmo fazer a diferença e terminar a competição como craque da Copa.

Desejo

O homem que silenciou o Maracanã em 1950, Ghiggia, autor do gol que deu o título mundial ao Uruguai, está com 87 anos de idade. Há alguns meses, numa entrevista, Ghiggia disse que gostaria de ver outra vez uma final entre Brasil e Uruguai no Maracanã.

Imagens das Copas

17 de junhode1962. Final da Copa do Mundo do Chile. Estádio Nacional deSantiago. Público pagante: 68.679 torcedores. Brasil 3x 1 Tchecoslováquia. Brasil bicampeão.O capitão Mauro, imitando ocapitão Bellini que  levantara a taça em1958, ergue a taça, recebendo o abraço de Paulo Machado de Carvalho.No canto direito,o técnico Aymoré Moreira eo goleiro Gilmar, este já com a faixa de bicampeão mundial.