Tom Barros

Bate, quebra, mata, esfola

Na final da Copa de 1950, no Maracanã, estimam que presentes estavam 200 mil torcedores. O Brasil perdeu a Copa para o Uruguai. E não houve um desentendimento sequer. Nada de briga, nada de confusão. O público, de forma serena, deixou o estádio. No semblante, lágrimas, tristeza, decepção. Mas o comportamento da torcida, dentro e fora do estádio, impecável. O povo educado aceitou o revés e respeitou os uruguaios vencedores. Hoje, lamentavelmente, a torcida bate, quebra, mata, esfola, agride, insulta. Haja medo.

Exemplo

David Luiz convocado ontem para a Canarinho que disputará a Copa do Mundo deste ano, faz o tipo do grande e saudoso Luiz Bellini, ou seja, zagueiro de fibra, de doação, de coragem. E tem também Luiz no nome. Recordando. Foto do Maracanã, quando era o maior do mundo, histórico, original, autêntico, com capacidade para 150 mil torcedores (200 mil excepcionalmente como na decisão da Copa do Mundo de 1950). A reforma feita para a Copa do Mundo deste ano descaracterizou o antigo Maraca. Reduziu o estádio para apenas 73.531 lugares em jogos oficiais da Fifa e 78.838 para os demais eventos e competições. Virou estádio comum, como qualquer outro.

Sem polêmica

A convocação da Canarinho ficou dentro do que já era esperado. Diferente de 2002, quando Felipão não levou Romário e gerou polêmica nacional; diferente de 2010, quando Dunga não levou Neymar e Ganso e também gerou polêmica nacional.

Inversão

Nas décadas de 1950 e 1960, brasileiro contratado por time do exterior não era convocado para a seleção. Hoje, praticamente não é convocado quem atua no futebol brasileiro. Dos 23, só quatro daqui foram chamados.

"Acompanhei os 20 jogos do Felipão e para mim não houve surpresa. Na lista que antecipei, só Henrique não estava presente".

Airton Fontenele
Pesquisador da Seleção Brasileira que acertou 22 dos 23 convocados

Experiência

Na Copa 2006, Fred (1 jogo, fez 1 gol) e Júlio César reserva não atuou). Na Copa 2010 jogaram Júlio César (5 jogos, sofreu 4 gols); Maicon (5 jogos, fez 1 gol), Daniel Alves (5 jogos) e Ramires (4 jogos). Thiago Silva, reserva, não jogou. Dados de Airton Fontenele

Alterações

Não raro, acontece chamamento de última hora, provocado por problema de contusão. Em duas Copas seguidas Roberto Dinamite foi convocado poucos dias antes do prazo final para inscrição na Fifa. Em 1978, no lugar de Nunes; em 1982, no lugar de Careca.

Preferências

Eu gostaria de ver como titular da Seleção Brasileira o goleiro Victor e o zagueiro Dedé, ambos do Atlético/MG. Mas Dedé nem convocado foi. Felipão optou por Henrique, que já tinha trabalhado com ele no Palmeiras. E não é preciso dizer mais nada.

Minha ótica

Leonel Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar? Quem será o maior nome da Copa 2014? A Copa de 1958 foi de Didi. A Copa de 1962 de Mané Garrincha. A Copa de 1970, de Pelé. A Copa de 94 foi de Romário. A Copa de 1998 foi de Zidane. A Copa 2002 foi de Rivaldo...

Foto do Maracanã, quando era o maior do mundo, histórico, original, autêntico, com capacidade para 150mil torcedores (200 mil excepcionalmente como na decisão da Copa do Mundo de1950). A reforma feita para  Copa do Mundo deste ano descaracterizou o antigo Maraca. Reduziu o estádio para apenas 73.531 lugares em jogos oficiais da Fifa e 78.838 para os demais eventos ecompetições. Virou estádio comum,como qualquer outro.