Quando o reserva é titular
Nas competições nacionais, o maior título do Ceará aconteceu na Copa do Brasil: vice-campeão em 1994. Hoje, na sua estreia, o alvinegro colocará em campo o "time alternativo". Mas o que vem a ser time alternativo? Segundo entendi, é aquele que, não sendo titular nem reserva, transita entre um e outro, de acordo com as circunstâncias e necessidades do momento. Hoje titulares serão Jailson, Marcos Martins, Diego Ivo, Alex Lima e Helder; Michel, Marcos Vinicius, Duylio e Nikão; Tadeu e Robinho. E os titulares, que aqui ficaram, serão teoricamente reservas. Verdade é que, com um ou com outro, taí o Vozão diante do Parnahyba. Este, sim, com seu time titular.
Elegância
Assim Ronaldo Angelim, o homenageado de hoje. Zagueiro clássico. Desarmava com elegância. Jogava tão bonito que encantou o outro Ronaldo, o Fenômeno. Injustiça foi nunca ter sido convocado para a Seleção Brasileira. O Brasil só o descobriu quando brilhou no Flamengo. Recordando. Castelão, em Fortaleza, 18 de novembro de 1998. Jogo Brasil 5 x 1 Rússia. O locutor Luciano do Vale veio narrar a partida. A parir da esquerda: Ricardo Torres (Rádio Progresso de Russas), Luciano do Vale e Carlos Silva (Rádio Progresso de Russas). Luciano morreu na semana passada, deixando uma lacuna na televisão brasileira.
Destaque
De 1957 até hoje, pude acompanhar notáveis zagueiros no futebol cearenses. Nomes que marcaram época. Cito alguns que ficaram na minha memória: Alexandre Nepomuceno, Zé Paulo, Mauro Calixto, Gavillan, Djalma, Pedro Basílio, Luís Paes, Laudenir, Wilkson Saraiva, Ronaldo Angelim, dentre outros. Desses, quem alcançou destaque nacional foi Ronaldo Angelim, que tem festa de despedida hoje em Juazeiro. Ronaldo foi titular do Flamengo e autor do gol do título brasileiro do Mengo em 2009. Ronaldo Angelim, um nome na galeria dos melhores.
"Importante foi superar a ansiedade da estreia. A vitória sobre o Salgueiro nos deu tranquilidade e mais segurança para as próximos partidas".
Fernandinho
Lateral-esquerdo Fortaleza
Diferença
A vitória do Fortaleza sobre o Salgueiro fez renascer a sensação de que desta vez o Leão vai subir. Mas nada de pensar que será mais fácil que nos anos anteriores. Será no mesmo nível de dificuldades. Basta ver que foi duro ganhar do Salgueiro. Mas desta vez o Leão largou não com empate desanimador em casa, mas com vitória fora de casa.
Juventude
A favor do Fortaleza um grupo mais jovem, com mais energia. Isso pesará na hora da definição. Mas é bom também preparar a turma para os naturais percalços, ou seja, para que não sofra embotamento no caso de algum tropeço no Campeonato Brasileiro - Série C. Importa conservar a força moral, mesmo que padeça resultado "zebrado".
Notas & notas
Chico Lopes, médico e cantor, disse que, no rol dos técnicos que tentaram subir o Fortaleza (Zé Teodoro, Ademir Fonseca, Vica, Júlio Araújo e Luís Carlos Martins), esqueci do nome de Nedo Xavier. Foi mesmo. Valeu, Chico. /// Leitor pergunta: onde anda o goleiro Adilson, o Paredão, que durante oito anos foi o maior ídolo do Ceará? Estava no Santo André.