Tom Barros

Tubarão piauiense

O Ceará começa amanhã sua jornada na Copa do Brasil. Enfrenta o Parnahyba, campeão piauiense, que meteu 4 a 0 no Caiçara e está garantido nas semifinais do returno de lá. O jogo será no Estádio Verdinho. O Tubarão piauiense, sob o comando do técnico Fernando Tornet, tem bons valores como Capela, Idelvando, Fabinho e Da Silva. Mas teoricamente, em termos de estrutura e formação, o Ceará tem melhores condições de avançar, a despeito das surpresas desse tipo de competição. A goleada sofrida pelo Vozão em Belo Horizonte (América, 3 a 0) eu situo como consequência das comemorações pelo tetra. Vejo o Ceará como favorito neste primeiro desafio pela Copa do Brasil.

Exemplo

Quando vejo Paraná e São Paulo ainda no desespero de conclusões das obras de seus estádios, mais entendo a reverência ao secretário especial da Copa do Ceará, Ferruccio Feitosa. Estive com ele no início da reforma do Castelão. Narrei pela TV Diário a implosão de parte do estádio. Menos de dois anos depois, a obra estava inaugurada, pelo valor estipulado, sem aditivos. Sexta-feira passada, acompanhado pelo próprio Ferruccio e pelo apresentador Marcos Lima da TV Diário, fiz um tour no Castelão. Lindo. No nível dos melhores do mundo.

 

Mérito Cearense.

Quando recentemente esteve em Buenos Aires, meu filho, publicitário Marcel Barros, ficou muito feliz ao ver a homenagem ao cearense Iarley, que foi campeão mundial pelo time argentino em 2003. Marcel aponta a foto do Iarley na galeria de honra do museu do clube. Em 2006, Iarley foi outra vez campeão mundial, desta feita pelo Internacional de Porto Alegre.

Certame estadual

Tenho notado a empolgação decorrente dos resultados financeiros positivos da Copa do Nordeste e as referências negativas aos certames estaduais, que não alcançaram o mesmo sucesso financeiro. Ora amigos, isso não é motivo para se pregar a extinção dos históricos estaduais, mas sim para pensar na sua revitalização.

Cinco

Não apenas Edmar atuou pelo Ceará nos quatro anos do tetra de 1975/76/77/78. Também atuaram pelo Ceará nesses quatro anos seguidos Geraldo Gadelha, Jaime e Airton. João Marcos atuou em todos os anos do atual tetra (2011/12/13/14). Então são cinco os atletas tetracampeões. (Pesquisa de Eugênio Fernandes Fonseca)

Postura firme

Ao longo dos anos sempre ouvi do presidente da FCF, Mauro Carmélio, colocações favoráveis à permanência dos certames estaduais no calendário futebolístico nacional. Espero que ele se mantenha firme nessa posição. E mais: busque valorizar o "estadual" mediante patrocínios consistentes. É o caminho.

Vaga do Crateús

A Confederação Brasileira de Futsal confirmou a vaga do Crateús na Superliga e no Sul-Americano. Segundo a sra. Súria Borba, da CBFS, a vaga é direito adquirido e independe de repasses à federação (FCFS). Quanto ao repasse, haverá composição, segundo informou o secretário de Esportes de Crateús, Quimide, após contato com Roberto do Vale (FCFS).

"Agora é pensar onde a gente errou. A Série B é assim mesmo. Ainda tem 36 rodadas. Dá para voltar com tranquilidade na próxima partida".

Júnior Xuxa
Meia do Icasa (análise feita após a goleada (0 x 3) sofrida diante do Sampaio Correa no Romeirão)