Profecia de Tiquinho
Em 1999 o Ceará ia disputar mais um tetra. O jornalista Fernando Maia disse ao Tiquinho, autor do gol do tetra alvinegro de1978, que seu feito seria ofuscado por quem marcasse o gol do novo tetra. Aí Tiquinho fez uma profecia. Disse que jamais outro jogador assinalaria gol assim, pois daquela data em diante o Ceará até poderia ser tetra muitas vezes, mas em todos o placar não sairia do 0 x 0. Assim aconteceu em 1999 diante do Juazeiro. E assim foi também agora diante do Fortaleza. Portanto, o legendário gol de Tiquinho continua único, exclusivo, imortalizado na bela voz de Gomes Farias.
Afirmação
Quem saiu valorizado neste certame estadual foi Edinho, do Fortaleza. Jovem de raro talento. Tem velocidade, dribla muito bem e é bom finalizador. Tudo, portanto, para grandes conquistas. La Bombonera. Buenos Aires, Argentina. O publicitário, Marcel Barros, meu filho, foi visitar o estádio do Boca. Não esqueceu de levar a bandeira do Ceará Sporting Club para ser fotografado com ela. No Museu do Boca, Marcel viu entre os homenageados o destaque dado à foto do cearense Iarley, que foi campeão mundial pelo Boca Junior em 2003. O Estádio La Bombonera tem seus encantos.
Gol do tetra na TV
Durante muitos anos, o gol do tetra de 1978 entrou para história do Ceará apenas pela narração do Gomes Farias no rádio. Não havia nos arquivos das televisões locais nenhum registro, nem filme, nem teipe. Uma lacuna inconcebível, injustificável.
Quem encontrou?
O teipe do gol do tetra, marcado por Tiquinho, foi encontrado há quatro anos por Paulo César Norões nos arquivos da TV Globo, no Rio, após consulta. Aqui foi no teipe inserida a narração feita pelo Gomes Farias. O vídeo ficou perfeito.
"Nosso time passou a ser questionado quando perdemos para o Horizonte, mas soubemos dar a volta por cima e formos tetra".
Anderson
Zagueira do Ceará
Tetra tricolor
No tetra do Fortaleza em 2010 não foi um gol que eternizou o notável momento tricolor, mas a defesa de Fabiano que pegou pênalti batido por Misael do Ceará. A narração do gol de Tiquinho segue, conforme sua profecia, como único registro no rádio e televisão.
Investimento
O Fortaleza não ganhou o título, mas obteve excelente resultado ao apostar no aproveitamento de jogadores feitos em casa. Um grupo como há muito o Leão não produzia no Pici: Max Oliveira, Walfrido, Edinho, Romarinho. Isso, sim, é investimento.
Filosofia
O Fortaleza deve continuar com a valorização dos jogadores das bases. Quando subiu para a Série A em 2002, a maioria do time era formada por cearenses: Jefferson, Erandir, Ronaldo Angelim, Chiquinho, Sérgio, Dino, Clodoaldo, dentre outros. É por aí.
Festa em Juazeiro
A propósito de Ronaldo Angelim, o jogo em sua homenagem, dia 30 de abril, no Romeirão, terá a presença de Zico, eterno ídolo do Flamengo. O cantor Fagner e Bechara também participarão do evento que trará outros ex-craques do futebol brasileiro.