Série A: uma rodada para novos rumos

Leia a Coluna deste sábado (31)

Escrito por
Tom Barros tom.barros@svm.com.br
Legenda: Ceará e Fortaleza terão confrontos importantes no fim de semana pela Série A
Foto: THIAGO GADELHA / ISMAEL SOARES

Um domingo muito especial para o futebol cearense. São desafios diante de grandes times do futebol brasileiro. Amanhã, o Fortaleza vai ao Maracanã enfrentar o Flamengo. Aqui, no Castelão, o Ceará recebe o Atlético de Minas Gerais. O Vozão de olho no G-4. 

Numa situação diferente, o Fortaleza luta para não voltar à zona de rebaixamento. O Leão atravessa um delicado momento, máxime pela crise interna que se instalou no Pici. Os seguidos insucessos geraram generalizada insatisfação, levando o Tricolor de Aço a uma realidade nada agradável. 

É uma rodada para novos rumos. Motivo simples: os resultados terão repercussão muito grande no encaminhamento dos dois cearenses nos próximos jogos. O Ceará poderá alcançar uma posição que, há pouco tempo, parecia utópica: entrar no G-4. E o Fortaleza sair da crise, surpreendendo o Flamengo. 

Claro que, teoricamente, a missão mais difícil é a do Leão no Maracanã. Mas o futebol é feito de resultados que, não raro, contrariam a natureza das coisas. O Flamengo é o grande favorito. Mas isso não significa vitória certa. 

 

Favorito 

 

Gosto muito da explicação sobre a posição do favorito no futebol. Há sempre a impressão de que o favoritismo tem o significado de três pontos garantidos. Não é por aí. Apenas as condições todas lhe são favoráveis. Entretanto, contratempos existem. Exatamente nesses contratempos as zebras também acontecem. 

 

Adversário 

 

O Atlético-MG, adversário do Ceará, tem no elenco jogadores muito bons: Everson (goleiro ex-Ceará), Bernard, Gustavo Scarpa, Hulk e Igor Gomes. Mas, pela Série A, há dois jogos não vence e não assinala gols. Empatou com o Cruzeiro (0 x 0) e com o Corinthians (0 x 0). Tem apenas um ponto a menos que o Vozão, embora afastado quatro posições. 

 

Condições 

 

No momento, as condições são mais favoráveis ao Ceará. Além de jogar em casa, com o apoio de sua imensa torcida, o Vozão tem um padrão de jogo muito bem definido. É um time compacto. Bom na marcação. E tem uma linha de frente rápida com Galeano, Pedro Raul e Pedro Henrique. O desafio é difícil, mas o Vozão está pronto. 

 

Dois adversários 

 

O Fortaleza terá de lutar contra dois adversários ao mesmo tempo. O Flamengo, adversário visível. E os fantasmas invisíveis que têm atrapalhado o clube nos seguidos insucessos. Pior que o adversário visível é o adversário oculto, inexplicável. É fruto de situações que fogem do controle do treinador. E de difícil percepção. 

 

Transitória 

 

O Fortaleza está entrando em uma transitória fase de reformulação. É imprevisível o tempo para chegar a um novo patamar de equilíbrio. Dependerá de contratações e de resultados imediatos. Uma surpresa, amanhã, no Maracanã, ajudaria bastante na reconstrução do ambiente. Há muita incerteza ainda no cenário tricolor. 

Assuntos Relacionados