Sábado de grandes desafios

Todo mundo sabe que uma das mais difíceis tarefas para qualquer clube brasileiro é enfrentar o Flamengo, no Maracanã. Ali, o time rubro-negro é quase imbatível. A palavra "quase" deve ser levada em conta. No dia 2 de setembro de 2018, há dois anos, o Ceará teve a proeza de ganhar (1 x 0) do Flamengo, no Maracanã, diante de 61.277 torcedores. Foi num domingo pela manhã, gol de Leandro Carvalho, aos 45 minutos da etapa final. É claro que isso faz parte das exceções. Mas acontece. No dia 30 de junho de 2004, o Santo André pregou peça maior. Na decisão da Copa do Brasil daquele ano, diante do poderoso Flamengo, tendo 71.088 torcedores no Maracanã, o modesto time paulista ganhou (0 x 2) a partida e o título. Claro que hoje o Flamengo é favorito. Entretanto, citei apenas esses dois casos para mostrar que o Fortaleza, mediante tática inteligente, pode trazer bom resultado. Na atual Série A do Campeonato Brasileiro, o Flamengo passou seus cinco primeiros jogos sem ganhar. Perdeu (0 x 1) para o Atlético/MG, no Maracanã, e foi goleado (3 x 0) pelo Atlético/GO, em Goiânia. O Flamengo só reencontrou seu melhor futebol na vitória (3 x 5) sobre Bahia, no Estádio Pituaçu, quando lembrou os bons tempos da época de Jorge Jesus.

Vulnerável

Embora urdindo notáveis tramas com trocas de passes em velocidade e marcando cinco gols, o Flamengo mostrou fragilidades na peça defensiva. Tomou três gols do Atlético, em Goiânia, e tomou três gols da equipe do Bahia. O Fortaleza pode explorar bem essa parte. O Flamengo joga em cima e dá espaços. Para o modelo do Fortaleza, organizado pelo técnico Rogério Ceni, isso é muito bom.

Outro jogo

O Ceará, cheio de moral pela vitória no clássico, recebe o Santos. Jogo difícil. O Santos tem alternado bons e maus momentos. Incrível foi a derrota (0 x 1) para o Flamengo. O Santos jogou muito bem. Criou muitas chances de gol. O Fla idem. Correto teria sido o empate. Já contra o Vasco (2 x 2) também na Vila, o Santos não jogou tão bem. Mas Marinho está demais. Olho nele.

Modelo

Entendo que o Ceará, mesmo em casa, pode manter diante do Santos modelo tático semelhante ao empregado diante do Fortaleza no clássico. O Santos tem futebol rápido no ataque, com trocas de passes. As jogadas com Solteldo pela esquerda e Marinho pela direita são muito perigosas. Os dois são habilidosos e estão em ótima fase.