Os novos desafios da retomada do futebol

Nestes primeiros jogos, não é possível ainda uma avaliação sobre o que poderá acontecer com os atletas quando submetidos a um nível mais competitivo. Padecerão contusões? Pouparão energias para evitar surpresas desagradáveis? Ainda não houve maiores exigências nas disputas dos três grandes da capital diante dos times de menor potencial como Barbalha, Guarany de Sobral improvisado e Caucaia cheio de problemas. Esforços pouco mais acentuados houve apenas nos clássicos Fortaleza 2 x 1 Ceará e Ceará 1 x 0 Ferroviário. Agora, com as competições interestaduais, haverá a oportunidade de avaliação mais rigorosa. Só assim será possível verificar o grau de proficiência dos times dos demais estados. Uma análise comparativa entre as preparações dos clubes cearenses e a dos concorrentes de outros estados. Quero acreditar que haverá variação muito grande no tocante aos resultados de desempenho e de placares. Talvez com mais cinco jogos já seja possível alguma conclusão. Até lá, certamente, os estudiosos do futebol vão ficar tão confusos quanto os cientistas que pesquisam o coronavírus: cada um diz uma coisa e nada de solução definitiva.

>Veja mais notícias de Ceará, Fortaleza e Ferroviário

Expectativa

Preocupa, de certo modo, o padrão que o Ceará há mostrado até agora. Talvez para a Copa do Nordeste esteja o alvinegro no mesmo nível dos demais competidores. Já com relação à Série A, há necessidade de ajustes mais sérios. Do meio campo para frente não há uma proposta bem definida. É aí onde Guto Ferreira terá de buscar a sintonia fina.

Vontade

Interessante seria uma conversa do técnico Guto Ferreira com o atacante Rafael Sóbis. Ele tem condições de render muito mais. Para isso terá de encontrar uma posição que o deixe à vontade. Rafael não tem jogado bem. Mas o grupo como um todo está devendo à torcida. É hora de mudanças.

Momento

Há uma dúvida sobre se chegou o momento de dar ou não uma oportunidade aos jogadores Clebão e Jacaré no Ceará. Ora, se o ataque não vem correspondendo, uma experiência com esses dois atletas poderia ser feita sem malogro. Uma entrada gradual pegaria muito bem porque evitaria precipitações.

Pílulas

Dia de abraçar o jornalista Sílvio Carlos, que hoje completa 79 anos de idade. Sílvio tem 60 anos de profissão. Uma vida dedicada à cobertura dos esportes amadores. Já na área profissional de futebol, ele foi presidente campeão cearense pelo Fortaleza duas vezes.

Sílvio Carlos contribuiu muito para o crescimento da torcida do Fortaleza. Há alguns anos, usando o slogan de “Clube da Garotada”, Sílvio visitava colégios públicos e privados, distribuindo camisas e outras motivações tricolores. Um benfeitor do clube, sem dúvidas.