Em termos de colocação, o Fortaleza está bem nas competições. Na fase classificatória do Campeonato Cearense de 2024, terminou em primeiro lugar e passou direto para a fase semifinal. Na Copa do Nordeste, é vice-líder do Grupo B, atrás apenas do Bahia. Mas, na parte de produção, tem deixado a desejar. Não ganhou um clássico. Nos dois que disputou, empatou com o Ferroviário (1 x 1) e com o Ceará (3 x 3). Hoje, na Arena Pernambuco, às 21:30, tem um clássico pela Copa do Nordeste. Enfrentará o Sport.
É um dos clássicos mais importantes da região. No Sport estão dois ex-jogadores do Leão: Romarinho e Gustavo Coutinho. Dois bons valores. O Leão tropeçou diante do CRB na segunda rodada, sendo derrotado (2 x 1) no Estádio Rei Pelé. Antes, no jogo de estreia, ganhou do América, mas foi beneficiado por um gol de pênalti inexistente. Passou fácil pelo River, no Castelão (3 x 1). No “estadual”, ganhou do Horizonte (2 x 0), goleou o Barbalha (0 x 5), aplicou 3 x 1 no Iguatu. Empatou com o Ferroviário (1 x 1) e empatou com o Ceará (3 x 3). Exceto alguns lampejos, o Fortaleza ainda não mostrou o notável futebol que tem condições de apresentar. Parece travado. Não consigo entender.
Escapou
O Leão precisa melhorar o desempenho. No jogo diante do Ferroviário, somente conseguiu o empate aos 46 minutos do segundo tempo. Por verdadeiro milagre, escapou de uma derrota iminente. Não soube impor a superioridade técnica que tem. O Ferrão, que não tem nada a ver com isso, fez a parte que lhe cabia.
Consenso
É do conhecimento de todos a força superior que tem o Fortaleza como integrante da Série A nacional. Há um consenso sobre isso. São apenas três clubes do Nordeste que fazem parte da elite na temporada de 2024: Fortaleza, Bahia e Vitória. Portanto, a produção do Fortaleza deveria ser mais convincente.
Mais
O atacante Moisés, destaque especial em 2023, ainda não apresentou o mesmo padrão de qualidade que motivou a sua transferência para o futebol mexicano. Não sei a razão pela qual ele ainda não reencontrou o ambiente favorável às suas belas atuações. Afinal, o elenco é basicamente o mesmo, a proposta é a mesma e o técnico também é o mesmo. Coisas do futebol.
Folga
O Ceará ganhou um bom tempo sem jogos oficiais. O time tem mostrado avanços como restou provado no primeiro tempo do clássico-rei, quando abriu uma vantagem de 2 a 0 sobre o Fortaleza. Nesta parte, louvável a participação de Guilherme Castilho. Certamente, Mancini aproveitará a folga para os ajustes necessários.
Revisão
Inexplicável, porém, a queda de produção do Ceará na fase final, quando foi engolido pelo Fortaleza. Vagner Mancini precisa analisar com o grupo o que aconteceu. Cair um pouco de produção é natural. Faz parte. Mas sumir a ponto de tomar três gols em menos de 30 minutos é algo que precisa ser estudado. Uma revisão de conceitos é preciso.
Este conteúdo é útil para você?