O que esperar das semifinais

Leia a coluna do Tom Barros

Legenda: Taça do Campeonato Cearense.
Foto: Thiago Gadelha / SVM

O Campeonato Cearense entra na penúltima fase. Um certame rápido, que não admite tropeços. Em 2022, o Ceará vacilou diante do Iguatu e foi eliminado no Estádio Morenão. Isso serviu de alerta ao Ferroviário que, nas quartas de final da atual temporada, teve de enfrentar o mesmo Iguatu, no mesmo Estádio Morenão. O Ferrão saiu-se melhor e garantiu sua vaga na semifinal. Assim, os três grandes da capital estão nesta penúltima fase. O Maracanã, time médio, entra como franco atirador. Assim, aí estão aspectos de cada um. O Ferroviário tem o privilégio de um espaço maior para preparação, pois não jogou no meio da semana. Já o Ceará, seu adversário, cumpriu a programação da Copa do Nordeste.

Ontem, no Castelão, o Vozão teve o natural desgaste do jogo diante do Bahia. O Maracanã está aproveitando a semana livre para a sua devida preparação. Já o Fortaleza, seu adversário, está sendo submetido a uma série de desgastes. O Leão atuou um tempo de jogo, de forma emergencial, na segunda-feira, em decorrência da suspensão, no domingo, do seu jogo com o Fluminense-Pi em Teresina pela Copa do Brasil. Além disso, o Fortaleza ainda terá de jogar hoje em João Pessoa diante do Botafogo pela Copa do Nordeste. 

Diferença 

Observem como as programações são bem diferentes. Fortaleza e Ceará, que trabalham em várias frentes, estão cumprindo suas obrigações nas outras competições. O Ferroviário e o Maracanã, que trabalham em uma única frente, puderam elaborar melhor um planejamento para encarar o primeiro jogo da fase semifinal. 

Realidade 

É importante para o Fortaleza conquistar o título de hexacampeão estadual, inédito no futebol cearense. Trabalhar o elenco, poupando atletas e fazendo rotatividade, será uma forma de neutralizar o desgaste decorrente de tantos compromissos. Claro que, comparado ao elenco do Maracanã, o Fortaleza tem muito mais opções.  

Respeito 

O Maracanã merece todo o respeito. Fez uma campanha muito boa na fase classificatória, terminando em segundo lugar, atrás do Fortaleza, com uma diferença de apenas dois pontos. Detalhe interessante: o Maracanã não perdeu diante de times considerados grandes da capital: empatou com o Ceará (1 x 1) no PV e empatou com o Ferroviário (0 x 0) também no PV. 

Curiosidade 

O Fortaleza foi o único time que encarou dois clássicos. Empatou com o Ceará (3 x 3) e empatou com o Ferroviário (1 x 1). Interessante: nos dois clássicos, o Leão saiu atrás no placar. Diante do Ferroviário, o Fortaleza somente conseguiu empatar já nos acréscimos: 47 do segundo tempo. Diante do Ceará, após sofrer 2 a 0, virou para 3 a 2. Sofreu o empate no último minuto. 

Conclusão 

O Fortaleza, pelo elenco, é apontado como o time com maiores possibilidades de ganhar o título. O Ceará, pela tradição e rivalidade, é o que tem maiores possibilidades de impedir o hexa do Fortaleza. O Ferroviário, que cresceu na reta final, corre por fora e pode surpreender. O Maracanã, se ganhar o título, realizará o maior feito dos últimos 28 anos. Quebrará um tabu de quase três décadas.