O nome da missão é vitória alvinegra

Confira a coluna deste sábado (13)

Legenda: O Ceará vem de derrota para o Vitória e precisa reagir na Série B
Foto: KID JUNIOR

Hoje, mais uma vez, o Ceará no Estádio Presidente Vargas. E sem torcida. Já nem sei se seria melhor com a presença do torcedor. A pressão a favor poderia virar contra, caso o Tombense marcasse primeiro. São essas coisas especiais do futebol. O Tombense, da cidade de Tombos-MG, tem no comando técnico o bem conhecido, Marcelo Chamusca, de passagens pelo Fortaleza (2012, 2014, 2020) e pelo Ceará (2027). Também lá está o zagueiro Roger Carvalho, que jogou no Fortaleza (2018 a 2020.

A campanha do Tombense é muito parecida com a do Ceará. Dentro dos critérios, a única diferença está no saldo de gols a favor do time mineiro. O Tombense tem saldo negativo de um e o Ceará tem saldo negativo de seis. No mais, os dois são vizinhos de infortúnio e de apreensões. Claro que a situação mais delicada é a do Ceará, pois, além de estar na zona de rebaixamento, é clube de massa. Portanto, a torcida cobra mais. A derrota para o Vitória na rodada passada gerou em Porangabuçu profundo desconforto, ou seja, a obrigação de o alvinegro ganhar o jogo. Nem pensar em tropeço. E, nesse caso, nem empate será admitido. O nome da missão é vitória. Com letras maiúsculas.  

 

Padrão 

 

Não é fácil cobrar do técnico Eduardo Barroca uma definição sobre o que pretende do Ceará. Ele ainda não teve tempo para ajustar a equipe mediante treinamentos específicos. Quando assumiu, o Ceará ainda estava disputando a Copa do Nordeste. Portanto, estava em duas competições. Agora, pelo menos, está apenas na Série B. Pode ser que Barroca consiga estabelecer um padrão. 

 

Proposta 

 

O Vitória faz bela campanha na Série B. Mas, quando veio enfrentar o Ceará, mesmo sabendo das dificuldades alvinegras, não se expôs. O técnico Léo Condé optou por jogar fechado, atrás, aguardando o momento para os contra-ataques. Deu-se bem. Na fase final, alcançou seu objetivo. Portanto, tinha uma proposta bem definida. 

 

Confuso 

 

A preocupação do Ceará decorre da nítida indecisão sobre o que deve fazer quando tem a posse da bola. Atrapalha-se na transição. Não tem a automação dos times que já alcançaram o que eu chamo de sintonia fina, ou seja, o jogador já sabe o que fazer quando recebe a bola. Enquanto não houver a dinâmica da continuidade, o técnico Barroca sofrerá cobranças do torcedor. 

 

Cuidado 

 

O Grêmio, adversário do Fortaleza amanhã em Porto Alegre, sofreu uma “doidinha” diante do Palmeiras. Foi goleado (4 x 1) no Allianz Parque. Mas não imaginem que isso seja um sinal de que o Fortaleza terá tarefa fácil pela frente. Cada jogo tem sua história. O time dirigido por Renato Gaúcho tem seus valores. O Leão deve, pois, ter muito cuidado ao avaliar o potencial gremista. 

 

Outras Séries 

 

Série C: amanhã, no PV, Floresta (7º, na zona de classificação) x CSA. Série D: hoje, no Maranhão, Cordino x Ferroviário; em Horizonte-CE, Atlético-CE x Parnahyba; o Iguatu, em casa, recebe o Nacional de Patos. Amanhã, domingo, no Piauí, Fluminense x Caucaia; o Sousa, em casa, recebe o Pacajus. Na Série D, só Ferroviário e Caucaia estão na zona de classificação.