O Fortaleza no retrovisor do Juventude
Leia a Coluna deste sábado (15)
A rodada de hoje da Série B nacional, por mais incrível que pareça, remeteu-me ao automobilismo internacional, competição que nada tem a ver com o futebol. É que, na de 1970, ouvi do brasileiro Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial na Fórmula 1, uma explicação que cabe bem para a situação do Fortaleza hoje.
Emerson era um piloto frio e calculista. Quando ia fazer uma ultrapassagem, colava no piloto que ia na frente. Atacava, ora pela direita, ora pela esquerda, até desconcentrar o adversário, induzindo-o ao erro. Aí, calmamente, Emerson fazia a ultrapassagem. E assim ganhou provas e títulos pelas pistas do mundo.
O Fortaleza precisa aparecer no retrovisor do Juventude. Deixar preocupado o time gaúcho. Induzi-lo ao erro. E disso tirar o melhor proveito possível. Não há quem resista a incursões continuadas, máxime com diferentes estratégias. Confunde e compromete. É a missão tricolor logo mais.
O Fortaleza, ainda que vença, certamente não chegará à vice-liderança, pois tirar uma diferença de seis gols é quase impossível. Mas fica colado nos gaúchos e crescendo no retrovisor. Ultrapassá-lo será uma questão de tempo.
Resultado e produção
O Ceará vem de duas animadoras vitórias consecutivas na Série B nacional: 2 x 3 sobre o São Bernardo e 2 x 0 sobre a Ponte Preta. Mas, nas duas vitórias, produções diferentes. Na virada sobre o São Bernardo foi muito bem. Na vitória sobre a Ponte Preta jogou muito mal.
Oscilação
Preocupa, sobremaneira, a oscilação alvinegra. O Vozão precisa ter uma produção consistente e contínua. Sem isso, trará incertezas e inquietações. O técnico Daniel Paulista, creio, deve ter tirado lições importantes nestas duas vitórias. Um dos objetivos: acabar de vez com a flutuação.
Composição
A meu juízo, a aposta nos jovens que estão vindo das bases é uma opção que tem o técnico do Ceará, desde que haja uma composição entre os jogadores mais jovens e os jogadores mais experientes. A fusão é fundamental. A maturidade e a velocidade no tempo certo.
Volta o retrovisor
O Ceará (16º), o primeiro time fora da zona de rebaixamento, tem dois perseguidores no retrovisor: Londrina (17º) e Avaí (18º). Como os pilotos de Fórmula 1, cabe uma olhada no retrovisor, mas sem perder a concentração. A missão é a abrir distância, única maneira de se livrar das iminentes ameaças.
Conclusão
A rodada é de muita responsabilidade. O Cuiabá (15º, 26 pontos) tem o Ceará (16º, 25 pontos) inteiro no retrovisor. Isso em uma pista onde o Ceará conhece todos os atalhos. Além do mais, o Ceará terá o maciço apoio de sua torcida. Encaixar a terceira vitória consecutiva elevará o moral do grupo.