Muito cuidado com o Bahia

O técnico do Fortaleza, Enderson Moreira, certamente já viu e reviu os vídeos dos recentes jogos do Bahia. Deve levar em conta a produção dos baianos diante do Atlético-MG no Mineirão. Um jogo onde o Bahia foi muito superior e deveria ter conquistado uma vitória fácil. Mas, por erros de conclusão, terminou ficando no empate (1 x 1). Injusto empate. O Bahia teve seis chances de gol (Rossi, Rodriguinho, Elton e Gabriel Novaes - três vezes). Mandou duas bolas na trave. E observem que, nesse jogo, o perigoso atacante Gilberto não atuou. Na partida anterior, quando do empate (3 x 3) com o Goiás na Fonte Nova, o Bahia, já com um jogador a menos, conseguiu virar para 3 a 2. No final, porém, tomou o gol de empate, marcado por Fernandão. Nesse jogo o Bahia apresentou falhas na defesa. A pior delas no segundo gol de Fernandão. Fica posto que, pelo que vem produzindo na luta contra o rebaixamento, o Bahia tem complicado a vida dos adversários. Isso serve de alerta ao Fortaleza. Se o Leão atuar como o fez na goleada (3 x 0) que aplicou no Vasco da Gama, terá boas chances de vitória. Se assim não for, correrá sério risco de surpresa dentro de casa. Alerta dado.  

Tropeço

Se, num cenário pessimista, o Fortaleza for derrotado nesta rodada pelo Bahia, ainda assim poderá permanecer na elite, desde que o Vasco perca para o Corinthians e o Goiás perca ou empate com o Bragantino, resultados  viáveis. 

Vaga

Correto, a meu juízo, é o Fortaleza não depender de ninguém. Tem time para se impor diante do Bahia. Ficar nas mãos de terceiros na última rodada, logo enfrentando o Fluminense no Maracanã, será arriscado demais. Concentração total no jogo com o Bahia. É o jogo da vaga. 

Duas vitórias

O Ceará teve tudo para ganhar a vaga na pré-Libertadores. Seria um feito inédito para o futebol cearense. De qualquer forma, não passou pelo sufoco dos anos anteriores, quando sofreu pendurado nas últimas rodadas. Pode terminar o ano com 52 pontos. Ótima campanha. 

Na reta final do certame, o goleiro Richard, com todos os méritos, fixou-se como titular no Ceará. Teve paciência. Superou a contusão.

Aguardou a chance. Com resignação, viu momentos em que Prass não estava bem. Richard entrou. Não saiu mais. A vida é feita de oportunidades.