Hora de abrir vantagem
O Ceará tem hoje a oportunidade de, aproveitando o alçapão do PV, fazer o placar conveniente, visando a jogar com vantagem em Curitiba. Nada de buscar com sofreguidão uma vitória que poderá chegar normalmente. O alvinegro tem potencial para sair das adversidades. Foi assim com Flamengo no segundo tempo no Engenhão; foi assim após sofrer 2 a 0 do mesmo Flamengo no PV, quando reagiu e empatou. O grupo tem personalidade. O Coritiba, a exemplo do Ceará, não tem medalhões, mas tem conjunto. O sentimento coletivo trouxe a automação que o fez homogêneo. Se o Ceará tem em Michel, João Marcos, Geraldo e Thiago Humberto o bloco de comando, o Coritiba faz o mesmo com Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha e Davi. Times semelhantes na proposta e nos resultados. Não por acaso chegaram às semifinais.
Goleiraço
Sustentáculo tem sido Fernando Henrique. Suas atuações diante do Flamengo garantiram o Ceará nas semifinais. Não de hoje vem fazendo defesas extraordinárias. O goleiro Adilson não ficará magoado, creio, se eu chamar Fernando de novo paredão. No mata-mata, gol fora de casa com cotação "2" quando há igualdade de pontos após dois jogos, torna evitar gols adversários quase tão importante quanto marcá-los. Nesta parte o Ceará está muito bem servido.
Explicação
Quando me refiro a placar conveniente, levo em conta a equipe não sofrer gol em casa porque o regulamento da competição assim favorece. Somente no jogo com o Palmeiras, em São Paulo, o Coritiba não assinalou gol fora de seus domínios. Nas demais três partidas, deixou a sua marca. Foi assim na estreia diante do Ypiranga no Rio Grande do Sul, quando ganhou por 1 a 0. Em Goiânia, o Coritiba marcou dois gols, derrotando o Atlético por 2 a 1. Também despachou o Caxias, ganhando no Rio Grande do Sul pelo placar de 1 a 0. Hoje, o ataque paranaense não contará com Bill, artilheiro perigoso, expulso no jogo passado. Ótimo. Um a menos para preocupar a defesa do Ceará.
Os gols do Ceará
As opções de gol o Ceará tem em elevado nível. Certamente a defesa do Coritiba terá muito trabalho porque no alvinegro a diversificação nas conclusões também faz parte de um rico repertório que não raro surpreende o adversário. Nesta Copa do Brasil, Geraldo, Júnior, Washington e Marcelo Nicácio têm sido importantes na função. Hoje, entendo, não será diferente.
Arrumando a casa
O Fortaleza, mesmo sem competição oficial e, portanto, sem receita, segura a situação. Faltam exatamente 60 dias para a estreia do Leão na Série C nacional. Será no dia 16 de julho, um sábado, diante do CRB em Maceió. Os jogadores contratados são bons: Wellington Amorim, Luciano Sorriso, Magal, Russo, Bonan, Dezinho, João Victor e companhia... Mas o técnico Ferdinando Teixeira terá de acelerar a arrumação da casa. Passam voando 60 dias.
Notas & notas
Sinceros agradecimentos ao médico José Roberto Barros e à equipe de sua clínica pelo atendimento de alto nível profissional e também de exemplar tratamento humano que lá recebi. Nota dez, com louvor. /// Mais uma vez aviso: a AMC, se acionada, rápido rebocará da Gentilândia os carros que estacionarem defronte às garagens quando do jogo de logo mais no PV. No jogo do Flamengo funcionou assim. Vários carros foram rebocados.
Recordando
1972. Guarani de Juazeiro do Norte. A partir da esquerda (em pé): Geraldo José, Pedro Roberto, Chico, Carlos, Claudemir e Sóstenes. Na mesma ordem (agachados): o massagista Assis, Chico Curto, Milton Bailarino, Didi, Edinho e Cirineu. Essa foi uma das boas formações do Guarani. Aliás, parabéns ao Leão do Mercado pelo título de campeão cearense do interior agora conquistado.