Matéria-981811

Legenda: Ferdinando Teixeira
Foto:
Cada adversário a seu tempo

Na decisão da Copa do Brasil, qual será o adversário mais difícil para o Ceará, caso este passe pelo Coritiba? Vasco da Gama ou Avaí? Bom, é melhor cuidar primeiro de eliminar os paranaenses. Só depois, então, pensar na final. Mas, numa análise simples, parece mais complicado o Avaí. O Ressacada é alçapão. O São Paulo, com todo poder, glória e bom elenco, sucumbiu feio (3 a 1). Antes, em São Paulo, o Avaí perdera (1 a 0), mas os paulistas passaram por verdadeiro sufoco para ganhar de forma minguada. No ano passado, o Ceará experimentou sério vexame no Ressacada. Padeceu goleada (5 a 0). Sim, foi um jogo atípico porque praticado numa "piscina". Tudo bem. Mas deu para dimensionar as dificuldades de atuar ali. Pelo menos teoricamente em São Januário parece menos complicado. Seja, pois, o que Deus quiser.

Nova fisionomia

Pelo número de contratações, onze, o Fortaleza, já se vê, altera substancialmente a fisionomia para encarar a Série C nacional. O técnico Ferdinando Teixeira sabe que subir para a Série B passou a ser questão de honra, após a frustração pela não conquista do sonhado penta. Dos nomes até agora citados, conheço mesmo Marcelo Bonan, Dezinho, Luciano Sorriso e Wellington Amorim. São bons. Mas tenho que esperar a bola rolar para opinar sobre os demais.

Situações diversas

Vejam o que o técnico do Coritiba, Marcelo Oliveira, falou no site oficial do clube a respeito do Ceará: "Vi as últimas partidas do Ceará. É um time muito bem disposto taticamente e, assim como o Coritiba, luta muito pela bola. Tem contra-ataque forte. Mas o Coritiba está preparado. Deve respeitar e buscar o resultado". /// O Estádio Couto Pereira, cenário do segundo jogo entre Ceará e Coritiba, tem capacidade para pouco mais de 37 mil torcedores. As medidas do gramado são 109 x 72 metros. Portanto, a pressão da torcida lá será mais que o dobro da existente no PV, cuja capacidade está restrita a 15 mil torcedores. Caberá à torcida do Ceará fazer a diferença, pois no PV ela fica bem mais próxima ao gramado.

Ensaio fotográfico

As jornalistas Nathália Lobo e Ticiana de Castro, do blog "As belas no Esporte", confirmaram ontem no Debate Bola (TV Diário) a vitória de Teles, do Ferrão, escolhido pelas internautas o mais bonito jogador do futebol cearense. Fernando Henrique e Michel tiveram ótima votação, mas Teles arregimentou suas fãs e venceu. Será alvo de ensaio fotográfico para o blog.

Ceará e Luxemburgo

O técnico do Flamengo tem motivos para não gostar do Ceará. Não raro, o alvinegro derrota e elimina os times treinados por Luxemburgo. Na Copa do Brasil de 1994, o Vovô, de Dimas Filgueiras, eliminou o Palmeiras dentro do Parque Antártica. Em 2010, o Ceará ganhou do Atlético de Luxemburgo em pleno no Mineirão (0 x 1). Agora, o Ceará tirou da Copa do Brasil o Flamengo de Luxemburgo. Claro que ele não pode ter simpatia pelo Vozão.

Rebocados

Carros estacionados defronte a garagens na Gentilândia, quando do jogo Ceará 2 x 2 Flamengo, foram problema para a AMC, que rebocou vários. A medida foi justa e será mais rigorosa ainda. A AMC terá um reboque no bairro. Quem na quarta-feira próxima estacionar defronte a alguma garagem não encontrará seu carro ao retornar do PV. Eu vi, quarta-feira passada, o constrangimento de dois senhores que tiveram seus veículos rebocados.

Recordando

Torcedores do Ferroviário. Escritora Rachel de Queiroz e o delegado da Polícia Civil Aurélio Araújo, hoje titular do 19º DP (Conjunto Esperança). Foto batida no aniversário dela em 1997, em Quixadá. Aurélio era delegado em Quixadá. Rachel então pediu que Aurélio divulgasse esta mensagem: "Nunca desistam de torcer, nunca abandonam seu time, mesmo nas situações mais difíceis".