Matéria-975583

Legenda: Vagner Mancini
Foto:

Quarta oportunidade

O futebol cearense terá hoje a quarta partida diante do Flamengo. Há anos não via o Flamengo pintar tantas vezes seguidas e em tão curto espaço de tempo no caminho da gente. Até agora, o Mengo está invicto. Empatou no Rio com o Horizonte (1 x 1) e meteu duas goleadas, uma no Fortaleza (0 x 3) e outra no Horizonte (0 x 3). Hoje o Ceará tem a oportunidade de mudar essa história. Será utopia o alvinegro ganhar no Engenhão? Não digo seja um sonho irrealizável, mas o entendo de difícil alcance. Nos jogos recentes, o Ceará não atuou bem. Daí a preocupação. Mas, como em Porangabuçu há um grupo que cresce de produção quando diante de obstáculos mais desafiadores, vem daí a esperança de um resultado positivo no confronto com o rubro-negro carioca. Mas, não há como negar a realidade: o Flamengo é o favorito.

Cautela

A postura do time alvinegro, hoje, diante do Flamengo, deve ser de cautela, não de medo. Combinar modelo fechado, sem abrir mão de contra-ataques, é a fórmula. O técnico Vagner Mancini conhece bem a Copa do Brasil até porque já a conquistou quando comandava o Paulista. Nem pensar em abrir a guarda. Tudo bem, desde que tenha alternativas para avançar. Se fizer retranca radical, ínfimas serão as chances de empate. Geralmente, perde o jogo quem disso usa.

Sem mistério

O Flamengo, quando enfrentou Fortaleza e Horizonte, provou ter elevado índice de aproveitamento se tiver espaço para trabalhar. Daí as goleadas que aplicou (3 a 0 no Leão e 3 a 0 no Horizonte). Já no Engenhão, quando o Horizonte optou por modelo fechado, mas com Siloé e Isac nos contra-ataques, deu empate (1 x 1). Aí o Mengo sentiu dificuldades. Creio que hoje não será diferente se o Ceará souber fazer o mesmo, ou seja, um pouco atrás, mas armando saídas rápidas ao ataque. Isso dependerá sobremaneira da produção de Thiago Humberto e Geraldo. Se Iarley não estiver bem, Osvaldo poderá fazer o trabalho na frente com Marcelo Nicácio. Velocidade nos contra-ataques será fundamental.

Esperança no artilheiro

Marcelo Nicácio experimenta o melhor momento de sua atual participação no Ceará. Assinala gols importantes a cada jogo. Como na Copa do Brasil gol fora de casa vale ouro, a esperança dele é deixar sua marca hoje à noite no Engenhão. Marcelo também poderá ser importante na marcação do “homem surpresa”, quando houver escanteio contra o Ceará.

Liberação

Finalmente, o Estádio Presidente Vargas foi liberado pelo Ministério Público. Assim, Ceará x Guarani (domingo próximo) e Ceará x Flamengo (dia 11/05) já serão no querido PV. E não poderia ser diferente. Como ontem frisei, houve o atendimento a todas as exigências antes formuladas pelos diversos órgãos, máxime os de segurança. A reinauguração, porém, ficará para depois, quando as cabines estiverem concluídas. O bom senso prevaleceu.

Notas & notas

Luto no rádio e televisão cearenses com a morte de Carlos Alberto de Sousa Moreira, repórter e comentarista que na TV Ceará (Rede Tupi), nas décadas 60/70, ficou conhecido como “Papai Sabe Tudo”. Ele também foi goleiro do Gentilândia e do Fortaleza. Carlos Alberto foi ardoroso torcedor do Ferroviário. Pêsames á família. /// Fortaleza x Quixeramobim (futsal), sábado, às 16h30 horas, no Paulo Sarasate, terá transmissão ao vivo pela TV Diário.