Atenções nas semifinais
Passada a rodada de ontem da Copa do Brasil, atenções agora nas semifinais do "estadual". O Ceará entra como favorito. Mas isso não quer dizer "já ganhou". As condições favoráveis e os números do certame mostram que o alvinegro preparou-se melhor que os concorrentes. Há, porém, etapas de mata-mata a serem vencidas. A propósito de campanha, o Guarani de Juazeiro poderá ultrapassar o Fortaleza como time de segunda melhor campanha na classificação geral. No momento, os dois estão com 42 pontos, mas o Fortaleza tem uma vitória a mais (13 a 12) e melhor saldo de gols (16 a 12). Os demais semifinalistas, no cômputo geral, estão assim: o Horizonte é o quarto (37 pontos) e o Guarany/S é o quinto (também 37 pontos), mas o Horizonte tem uma vitória a mais (11 a 10). Detalhe: o mata-mata ignora esses números. Daí o cuidado de todos.
Aviso do Torquato
Guarany na semifinal engrossa o pescoço. O eterno presidente de honra, Luiz Torquato é símbolo da resistência. Sabe das vantagens do Ceará, mas não é de morrer de véspera. O Bugre sobralense fez por merecer a vaga, após superar dificuldades, máxime quando teve de mudar de técnico. O Guarany Sempre flertou com o G-4: no 1º turno foi o 5º colocado; no 2º turno, o 4º. Boa campanha.
Tempo ao tempo
Não levam a nada as explosões emocionais no Fortaleza após mais um insucesso. Medidas tomadas sob a influência de derrotas e eliminação quase sempre resultam infrutíferas e, não raro, conduzem a equívocos. O melhor que faz o comando tricolor é serenar os ânimos. Cabeça fria permite análise consciente; cabeça quente conduz a precipitações. Com ou sem classificação, haveria demissão no Pici após o certame. Para a montagem da equipe para a Série C, será preciso avaliação. Ficou reprovado quem se disse conhecedor de futebol e trouxe para o Leão jogadores que aqui nada fizeram senão turismo às custas do clube.
Trunfo rubro-negro
Jerson, na minha avaliação, tem sido o jogador mais importante do Guarani e, pela regularidade de produção, o melhor do campeonato cearense 2011. Vi vários jogos do Guarani/J e em todos eles Jerson deu o ritmo e o requinte. Impressionante sua leitura de jogo na hora da distribuição de jogadas. Será um dos trunfos do Leão do Mercado para enfrentar o Horizonte.
Imagem que ficou
Injustiça terrível cometida contra o goleiro Fabiano, dispensado pelo Fortaleza. Dos poucos que se salvaram da medíocre campanha tricolor no segundo turno, ele foi um. Fabiano fez defesas espetaculares o tempo todo. Pode até ter falhado em alguns lances, mas isso é normal. Para a torcida fica a indelével imagem do goleiro do tetra, ou seja, o que ao defender o pênalti garantiu o quarto título seguido do Leão. Foi uma ingratidão mandá-lo embora.
Notas & notas
Estádio Presidente Vargas será reaberto brevemente. Desde já reitero o desesperado apelo dos moradores da Gentilândia e do Benfica: em dias de jogos, mais policiamento ostensivo para os dois bairros, principalmente antes e após as partidas. /// O Vasco da Gama tem mais uma decisão de título carioca com o Flamengo. Nos últimos tempos o Vasco virou freguês, principalmente quando há, como agora, decisão de título. A conferir.
Recordando
10.07.1949. Antes de a Base Aérea de Fortaleza ter o time do Calouros do Ar, o então capitão Silva Porto formou uma equipe infanto-juvenil chamada América. A foto desse time foi batida no Estádio João Jorge em Limoeiro do Norte quando o América lá jogou. Observem que na época era moda o uso de toucas. Resultado do jogo: América 2 x 0 Associação Esportiva Limoeiro (Acervo de Meton Maia e Silva).