Mudança de foco
Em ritmo de espera o Ceará enfrentou e ganhou do Itapipoca (1 x 0), gol de Marcelo Nicácio. Agora nada de espera. O Grêmio Prudente na mira. É já. Li comentário sobre o adversário do Ceará: "A variação tática do Grêmio é intensa. Sai do 4-4-2 para 3-5-2 com muita facilidade. Destaque para o apoio dos alas Raí e Cafu. O objetivo da constante variação é confundir a marcação contrária". Tudo bem. Mas entendo que o Ceará tem condições de neutralizá-la. Numa avaliação geral, o Grêmio Prudente apresenta limitações. A favor do Ceará, a forte marcação. Não há que se discutir a questão de três volantes no alvinegro. Há que se verificar, sim, as alternativas que cada terá na hora de apoiar. A Copa do Brasil, porque mata-mata, é enganosa. Vantagem para quem, como o Ceará, tem elenco de múltipla escolha.
A missão
No Fortaleza, as definições estão sempre ficando para as últimas rodadas. Foi assim na Série C nacional 2010, quando só no último jogo definiu seu destino. Agora, no certame cearense, vive aperto semelhante: somente na última rodada saberá se o penta ainda será viável. É arriscado demais deixar tudo para os instantes finais. Mas o Fortaleza só tem feito assim. Até mesmo contratações às pressas assinalaram as mais recentes iniciativas. Se vai dar certo, ninguém sabe. A vinda de Ferdinando, se para trabalho a longo ou médio prazo, certamente alcançaria êxito. Mas assim, a toque de caixa, ao trabalho dele terá de se juntar elevada dose de sorte. Isso Ferdinando já provou que tem.
Obediência tática
Eusébio, bom jogador do Ceará, tem testado sua versatilidade. Com a chegada de Vágner Mancini, Eusébio conseguiu encaixar um série de jogos, coisa que há muito tempo não acontecia. Eusébio joga melhor que alguns "importados" que aqui chegam sem nenhum compromisso.
Quer quando escalado na lateral-esquerda, quer quando atua na meia-esquerda, ele sabe guardar a posição. Cumpre rigorosamente a missão. E é também bom finalizador em chutes de longa distância.
Jogos com 13 gols
Além do jogo de sábado passado, Tiradentes 6 x 5 Horizonte (onze gols), o futebol cearense registra outros placares acima de dez gols. No dia 10.02.1963, no PV, Fortaleza 12 x 1 Gentilândia (Haroldo Castelo Branco fez sete gols). No dia 15.08.1937, no Prado, Fortaleza 7 x 6 Ceará. No dia 10.07.1938, no Prado, Fortaleza 11 x 2 Iracema (Alemão fez oito gols, seis de cabeça). No dia 16.07.1951, Ceará 13 x 0 Nacional. (Dados de Airton Fontenele).
Notas & notas
A Princesa das "embaixadas", Gabriela de Castro, chega hoje aos 19 anos.
Continua hábil com a bola, mas, no momento, dedica mais tempo à música e aos estudos. Permanece sendo dessa cearense o segundo recorde brasileiro de "pezinhos". Parabéns. ////// A arbitragem feminina no futebol cearense está mesmo sem espaço.
Seria sonhar muito vê-las em ação num clássico. E, no caso do jogo final do campeonato, seria utopia pura.
Pensando alto
O técnico do Ferroviário, Joel Cornelli, admitiu publicamente no Debate Bola (TV Diário) que os corais estão na mira de do G-4. Mostrou-se consciente das dificuldades, pois depende de combinação de resultados, mas entende que coisas inacreditáveis acontecem. Assim, tem estimulado o grupo a acreditar na classificação, independente das adversidades.
Mudanças
Opções inversas tiveram Fortaleza e Ceará no ao optar pela mudança dos locais de seus próximos jogos pelo Estadual. Enquanto o Tricolor buscou sair do interditado Alcides Santos para jogar no Domingão, amanhã, pela 10ª rodada, para ter a torcida ao seu lado, o rival vai jogar no domingo, em Porangabuçu, com portões fechados.
Recordando
Década de 1980. Wescley, que jogou no Fortaleza na famosa equipe montada pelo saudoso Ney Rebouças.
Wescley aí com a camisa do Botafogo/RS, onde se destacou. Na passagem pelo Pici, Wescley atuou ao lado de Luisinho das Arábias, Maquinhos, Edson, Júlio César (Uri Gueller), dentre outros.
Hoje ele está com 51 anos de idade. Não sei onde mora.
(Colaboração de Ernesto Antunes).