Matéria-963425

Legenda: Ferdinando Teixeira
Foto:
Desfile alvinegro no Domingão

Jogo de um time só. O Ceará impôs com extrema facilidade sua categoria diante do Ferroviário. Tipo da partida em que um deitou classe, o Ceará; o outro apenas assistiu ao espetáculo, o Ferrão. Um fez a festa, o alvinegro; o outro aplaudiu. Por mais que quisessem acompanhar o ritmo do Ceará, Gladstone, Fábio, Piva e Juranilson esbarravam nas limitações de sua própria equipe. Assim os gols alvinegros foram acontecendo: Thiago Humberto, Nicácio (duas vezes), Iarley e Washington. Placar de 5 a 0, que poderia ter sido bem maior. De dez? Talvez. Mas creio que os próprios atletas, por ditames da consciência, evitaram humilhar demais os colegas de profissão. Houve momentos em que fez pena ver o Ferroviário em campo. O melhor da partida foi Thiago Humberto. Rodada que deixou o Ceará mais do que nunca líder. Com muito merecimento, diga-se.

Estreia

O técnico Ferdinando Teixeira sentiu o verdadeiro significado do desafio que terá no comando do Fortaleza. A bela vitória do Guarany (3 x 1) resultou de um passeio do Bugre no primeiro tempo. Ferdinando terá de mexer na defesa e na meia-cancha. Na fase final, o Fortaleza até apertou, mas levado pelo recuo do Guarany. No final, ouvi a análise feita por Ferdinando. Reconheceu que, apesar de ter muita coisa para mudar, acredita na classificação. Situação muito complicada.

Detalhes da rodada

Espetacular a ascensão do Itapipoca. Quando o Ita foi goleado pelo Fortaleza por 4 a 0, imaginei acabado o time do Eudi. Houve incrível reação. Ontem ganhou do Crato e já é vice líder. /// Inacreditável também a reação do Guarany/S. Em três dias, bateu nos tricolores da Capital. Já é o terceiro. /// Defesa do Fortaleza tomou seis gols em dois jogos. Não é preciso dizer mais nada. E observem que o bom goleiro Fabiano fez alguns milagres. /// O primeiro tempo de Thiago Humberto contra o Ferrão foi primoroso. Na fase final, acomodou, mas continuou jogando bem. /// No segundo gol de Nicácio, do Ceará, impressionou a participação do zagueiro Erivelton que surgiu como se fosse atacante.

Jeito feminino de cobrir esporte

Ontem, no Debate Bola (TV Diário), as integrantes do blog Belas no Esporte deram show de competência. Do jeito delas, abordaram o assunto. A partir da esquerda (em pé), Nathália Lobo, Evelane Barros, Leda Gonçalves, Íkara Rodrigues, Luana Lima e Emanuelle Lobo. Na mesma ordem (sentadas): Thays Lavor, Ticiana de Castro, Mayara de Araújo e Viviane Pinheiro.

Observações

Desde quando o Diário do Nordeste estreou o blog Belas no Esporte o interesse do publico disparou. Todos querem conferir a opinião delas. Como disse Ticiana de Castro, "É uma alternativa aos sisudos comentários masculinos". /// O Guarani ser goleado pelo Tiradentes (0 x 5), dentro do Romeirão, pode até ser tido como acidente de trabalho como argumentaram alguns dirigentes, mas o time vem de dois tropeços seguidos. Cuidado, Júlio!

Notas & notas

Não sei o que houve com a defesa do Guarani/J. De repente, virou peneira. Em dois jogos, sofreu oito gols (3 do Quixadá no Abilhão e 5 do Tiradentes no Romeirão). Inexplicável para quem vem fazendo respeitável campanha. /// Inexplicável também a cedência do Horizonte que, após abrir 2 a 0 no Icasa, tomou o empate (2 x 2) justo quando o Verdão tinha um jogador a menos. O técnico Roberto Carlos tem de examinar isso. O Flamengo vem aí.

Recordando

Década de 1960. A partir da esquerda: o famoso narrador Jaime Rodrigues, os dirigentes do Fortaleza Otoni Diniz, Renato Brito Bastos, e o goleiro Pedrinho Simões, que foi vice-campeão da Taça Brasil de 1960 pelo Leão. Jaime Rodrigues, se vivo fosse, estaria completando amanhã 84 anos de vida. Jaime tinha uma das mais belas vozes que ouvi. Ele dava show, narrando futebol. Ficou a saudade.