Séria disputa de posições
O Fortaleza está garantido no G-4, mas não ainda na segunda posição. O tricolor pode perder o lugar para o Guarani de Juazeiro caso este ganhe do Itapipoca com placar capaz de superar o saldo de gols do Fortaleza e este perca para o Icasa. Mas, pelo exposto, a margem do Fortaleza é muito boa. E basta empatar com o Icasa para segurar a segunda posição. Esse lugar é importante porque dá o mando de campo ao tricolor.
Já o Guarany de Sobral sente o aperto do Horizonte que encostou com 14 pontos. Se o Bugre vacilar diante do mesclado Ceará, poderá ser ultrapassado pelo Horizonte, caso este ganhe do Ferroviário. Até mesmo o Icasa tem chance, caso consiga derrotar o Fortaleza no Pici. Assim, o Verdão ficará com a vaga pelo número de vitórias (5) caso haja derrotas do Horizonte e do Guarany/S. Forte interdependência de resultados.
Sem pressão
O atacante Juranilson vinha sofrendo pressão da torcida coral, que lhe pegara pelo pé. Mas foi ele quem deu a vitória do Ferroviário diante do Icasa no jogo passado, triunfo que abriu novas possibilidades de recuperação total, máxime se amanhã ganhar do Horizonte. É errado a torcida marca um jogador porque o atleta perde o ambiente e fica sem condições psicológicas para se recompor. Juranilson é bom. Assim o vejo desde quando atuou no Quixadá e no Ceará.
Número de vitórias
Observem que o Itapipoca, com 13 pontos, também viu surgir igualmente remota chance de classificação, mas não de todo descartável. Se ganhar do Guarani de Juazeiro, o time do Eudi Assunção chegará aos 16 pontos, com cinco vitórias. Nesse caso, se Guarany, Horizonte e Icasa forem derrotados, o Itapipoca ficaria com o quarto lugar, já pelo número de vitórias (5).
Esta última rodada da fase classificação reservou emoções variadas e perspectivas bem diferentes para seis clubes. Dessa forma, a parte alta ficará sujeita a mudanças, exceto quanto à primeira colocação que intocável já é do Ceará. Também se torna muito difícil o Fortaleza, pela vantagem que tem, perder a segunda colocação.
Perfeita sintonia de comando
Uma dupla perfeita no entendimento, nas propostas e nos ideais alvinegros. A sintonia entre Evandro Leitão e Dimas Filgueiras é tão ajustada que o único equívoco de Leitão foi ter demorado demais para descobrir que tinha em casa um técnico superior a muitos de fora que são badalados por aí. No momento a prioridade de ambos é uma só: o título estadual.
Copa 2014
Mobilidade urbana: só mesmo uma Copa do Mundo para fazer o fortalezense acreditar nos avanços e modernização anunciados. É para superar o exemplo negativo que está aí, ou seja, a eternidade que está sendo a entrega ao público do metrô de Fortaleza. Do início das obras até hoje, já foram realizadas várias Copas do Mundo (Japão/Coreia, Alemanha e África do Sul). Ainda bem a Copa vem para o Brasil. Agora pode ser que o metrô seja concluído.