Administração de resultado
Alguns cronistas e torcedores questionaram o baixo rendimento do Ceará diante do Tiradentes, embora o alvinegro tenha conquistado a vitória por 2 a 0. Não raro no futebol acontece de uma equipe, quando obtém antecipada classificação, ser acometida de acomodação inconsciente. Esta vem de forma quase imperceptível por parte do próprio time. Os jogadores geralmente pensam assim: como o objetivo de ser o primeiro do grupo foi alcançado, não há motivo para desgastes desnecessários senão para economizar esforços visando às semifinais. É possível que esteja ocorrendo isso no Ceará. Portanto, atribuo aos objetivos já alcançados a moderada apresentação diante do Tiradentes. Se fosse necessário correr mais, lutar mais, jogar mais, não tenho dúvida de que o Ceará o faria. Já com relação à próxima chave, aí será uma outra história.
Dias melhores
Marcos Paulo ainda recebe cumprimentos pelo golaço que assinalou na goleada (5 x 0) sobre o Crato. A rigor, Marcos ainda estava devendo. Não tinha feito sequer uma apresentação convincente. Foi bem no Cariri. Seu golaço, o mais bonito da rodada, fez lembrar seu tempo de Seleção Brasileira. Mas muito mais que o golaço, valeu a evolução mostrada pelo volante tricolor. Já havia algum desengano sobre seu futuro no grupo. Agora predomina a esperança de melhores dias.
Notas & notas
Ronaldo, o Fenômeno, parou. Fica a história de um notável atacante. Seu melhor momento: o da Copa de 2002, penta e artilheiro. Já da Copa de 1998, na França, restou o nebuloso episódio da convulsão, até hoje não devidamente esclarecido. Vida que segue. /// Jerson, ótimo jogador do Guarani/J, é uma espécie de andarilho. Embora jovem, já circulou por vários clubes. Poderia buscar fixação, pois talento tem de sobra. /// É injusto o torcedor coral pegar pelo pé o volante Gladstone e o atacante Juranilson. Como concentrar em poucos o insucesso de todos? /// O Guto é assim: show de bola e gols bonitos. Não sei a razão por que só jogou bem no segundo tempo no Crato. Que terá havido no primeiro?
Definitiva afirmação
A perfeita atuação de Fernando Henrique na vitória do Ceará sobre o Tiradentes (2 x 0), quando até pegou pênalti, deixou a certeza de que o alvinegro está bem servido na posição. Fernando vibrou muito e não escondeu seu contentamento após a bela atuação. Observo o quanto ele está ansioso na luta pela definitiva afirmação. Realmente, Fernando deu um show.
Vitórias à vista
Filinto Holanda firmou-se como técnico em Goiás, no Caldas Novas. Também ganhou títulos em Brasília. Aqui, foi eleito o melhor do "estadual" 2010, tendo dirigido Guarany/S e Horizonte, destacando-se por sua boa campanha nas duas equipes. Tem projeto internacional do qual faz parte na Áustria, onde passou uma temporada. No Debate Bola (TV Diário) ele prometeu à torcida coral um time vencedor no returno. A conferir.
Jogador fora
Foram tantas as explicações dadas por autoridades da arbitragem que terminei sem entender com quem está a razão no caso do pênalti marcado para o Guarany/S quando Wanderley, fora do campo de jogo, foi atingido por garrafa d´água arremessada pelo goleiro Claudevan. Houve todo tipo de argumento: de extensão do braço a prolongamento da área. Atônito, com tanto estica/empurra, senti um torcicolo tão forte que quase fiquei sem pescoço.
Recordando
Olha só quem o leitor e colaborador Ricardo Amorim foi descobrir no fundo do baú: o goleiro William, que na década de 1990 foi titular do Fortaleza. Dos diversos torcedores do tricolor que consultei, nenhum lembrava de William. Ele veio do Botafogo do Rio de Janeiro e aqui passou uma temporada no tricolor do Pici. Tudo bem, afinal já faz quase 21 anos que essa foto foi batida.