Vantagem insignificante
O regulamento do Campeonato Cearense 2011 dá insignificante vantagem ao time primeiro colocado na fase classificatória de cada turno. A vantagem se resume ao mando de campo tão somente. No meu entendimento, o correto seria, além da vantagem do mando de campo, ter também a vantagem do empate. Aí seria justo. Mas, pelo regulamento, um competidor quarto colocado poderá numa única partida eliminar quem teve a melhor campanha na fase classificatória. Possibilidade, pois, de tremenda injustiça. Mas, tudo bem. Os clubes, que estudaram e votaram a favor do regulamento, não têm o direito de reclamar. Assim quiseram. E aceitaram. Seja feita a vontade da maioria. Outro dado também injusto é a não aplicação da vantagem pelo saldo de gols, se houver a necessidade de duas partidas para a definição do certame.
Dados especiaisMano Menezes terá hoje contra a França seu segundo grande teste. No primeiro, perdeu para a Argentina (1 a 0) no dia 17 de novembro de 2010 em Doha (Catar). A França, mesmo sendo apenas a 29ª na Copa da África, conseguiu ganhar (2 x 1) da Inglaterra no novo Wembley. O Brasil na Copa 2010 ficou em 6º lugar. Mano, em cinco convocações, chamou 47 jogadores (22 ex-Dunga), utilizando 27, sendo 13 estreantes. (Dados de Airton Fontenele).
Tranquilidade
O Fortaleza tem hoje grande chance de também abrir distância tranquilizadora sobre os concorrentes. Pega o Quixadá que faz pífia campanha, já em razão de dificuldades internas, além da falta de estádio adequado no próprio município. Hora de Luciano Henrique demonstrar a evolução que todos dele esperam. O gol que marcou no jogo passado, embora de pênalti, fortaleceu o ânimo do atleta que precisa da compreensão da torcida nesta luta para retomar o melhor de seu futebol.
Recordando
Década de 1990. Calouros do Ar. A partir da esquerda (em pé): Totonho, Marcelo Vilar (hoje conceituado treinador), Júlio Araújo (hoje treinador do Guarani de Juazeiro do Norte), Fernando, Itaiçaba e Garrincha. Na mesma ordem (agachados): Maninho, Luiz Alberto, Tião, Gregório e Marquinhos. O repórter é o radialista Ari Bezerra. (Colaboração de Jurandy Neves).
Hora de desacelerar sem risco
O técnico Dimas Filgueiras tem agora todo o direito de usar mais uma vez o chamado "poupa ganha", haja vista a situação privilegiada que o Ceará alcançou. Com uma margem de sete pontos sobre o segundo colocado, pode até puxar o freio de mão, sem colocar em risco o primeiro lugar. Direito de quem soube carregar as baterias no tempo certo.
Síntese
Explico as situações. A decisão de cada turno será num único jogo. Se houver empate, a decisão será nos pênaltis. Portanto, nada de prorrogação. Já com relação à decisão do campeonato, caso times diferentes sejam vencedores dos dois turnos, haverá decisão em dois jogos, ficando o mando de campo da segunda partida com o time de melhor campanha, considerando-se todos os jogos. Se houver empate nos dois jogos ou cada time ganhar uma partida, a decisão será nos pênaltis. Portanto, não haverá vantagem no saldo de gols. Se uma equipe der uma goleada no primeiro jogo, mas perder a segunda partida por um placar mínimo, terá de disputar o título nos pênaltis. Uma injustiça.