Matéria-930376

A superioridade alvinegra

A cada dia se confirma o que todos sabiam: o Ceará tem privilegiado elenco, bem superior aos demais. Os fatos são cristalinos. Dimas tem usado até duas formações. E há conseguido vitórias assim mesmo. Ganhou os clássicos (2 x 1 no Fortaleza e 3 x 1 no Ferroviário), abriu sete pontos sobre o segundo colocado, além de ter obtido a classificação antecipada. Tem ampla margem para trabalhar, inclusive poupando jogadores. Mas um sinal de alerta disparou em Porangabuçu. Nada de já ganhou. Algumas vezes, nos últimos anos, o time era também cantado como o melhor dos melhores, mas o título acabou conquistado pelo Fortaleza. Em Porangabuçu a advertência é séria. O respeito ao Fortaleza é grande. E tem mesmo de ser assim. Afinal, há quatro anos seguidos o Leão vem dando a volta olímpica, mesmo quando não entrou como favorito.

Gol e vibração

Sérgio Mota tem todos os motivos para vibrar com o resultado de seu futebol. Gol no clássico com o Ferroviário e uma atuação convincente dão ao atleta a confiança de ótimos dias em Porangabuçu. Diversas vezes ele chegou bem ao ataque, estabelecendo diálogo com Iarley e Júnior. E o entrosamento tende a ficar mais afinado, segundo depoimento do companheiro Júnior. A afirmação de um atleta acontece assim, naturalmente, pelo seu desempenho em cada jogo.

Contratações

Numa avaliação geral, a torcida do Fortaleza quer reforços. A manifestação também aconteceu através de mensagens enviadas à TV Diário e lidas pela Denise Santiago. A defesa precisa de uma liderança para se impor. Observem como Vanderley fez um golaço exatamente entre os zagueiros tricolor, concluindo de voleio uma bola que veio da cobrança de escanteio. A meia-cancha aguarda pelo reencontro de Luciano Henrique com o melhor de seu futebol. Mas, se Luciano demorar a entrar no ritmo? O turno vai caminhando para a fase de definição. Lá não será admissível oscilação. Mais um atacante é também exigência geral, mesmo que Léo Andrade volte a compor com competência.

Por falta de um grito...

Hora de gritar. O técnico Mirandinha tem prazo para retomar o caminho da vitória. O presidente coral, Luiz Neto, expôs no Debate Bola (TV Diário) a situação. De comum acordo Luiz, Mirandinha, Rômulo e Marcos Gaúcho entenderam que, se não houver vitória, quinta, diante do Limoeiro, o Ferrão contratará novo técnico. Miranda ficará como gestor tão somente.

Consequências

Há quem entenda como inteligente a permanência do Miranda. Motivo: a notória evolução coral no clássico passado. Seria inoportuno tirá-lo exatamente no momento de colher os frutos. /// O presidente do Guarany, Luís Torquato, segue revoltado com o árbitro Carlos Custódio. Luís reafirma que, no nascedouro da jogada, não houve pênalti a favor do Fortaleza. E que o número exagerado de cartões contra o Bugre confirma a prevenção de Custódio.

Notas & notas

Numa rodada de muitos gols bonitos, o de Vanderley, do Guarany de Sobral no Fortaleza, foi considerado o mais bonito, escolhido pela mesa do Debate Bola (TV Diário). /// Itapipoca segue invicto no Perilão: 1 x 1 com Quixadá, 3 x 2 no Ferrão, 1 x 0 no Tiradentes e, sábado passado, 2 x 1 no Crato. Agora recebe o poderoso Ceará na quarta, dia 9. /// Neymar sentiu o que é perder para os argentinos. Vai ter que aprender a não entrar nas provocações.

Recordando

Década de 1970. O ponta-esquerda Da Costa, no auge da carreira, quando defendeu o Ceará, sagrando-se campeão. Da Costa transferiu-se depois para o futebol paulista. Jogou na Portuguesa de Desportos. Anos depois, ao retornar de São Paulo, atuou no Fortaleza. Faz tempo não o vejo. O mascote que aí aparece deve estar com 45 anos de idade. (Colaboração de Elcias Ferreira).