Primeiras impressões
Começo de campeonato é, não raro, ilusório. As aparências geralmente enganam. Times, que não mostram consistência nas jornadas iniciais, muitas vezes surpreendem no transcorrer do certame. Ao cronista cabe cautela no exame das rodadas primeiras. A formação de juízo seguro demanda tempo. Só a maturação vai colocando as coisas nos devidos lugares. No futebol cearense predomina o consenso de que a decisão do certame sempre terá de ser entre Ceará e Fortaleza. Mas não é bem assim. Em 2007 e 2008 o Icasa chegou à decisão, quebrando o que para muitos é regra. Vejo alguma semelhança no que acontece a cada início de campeonato, ou seja, produção equilibrada. Com os passar das rodadas, porém, os melhores se estabelecem. Aí se tornará mais fácil emitir sólida opinião sobre propostas e perspectiva de cada equipe.
Primeiro clássico
O Fortaleza teve estreia discreta. A vitória sobre o Tiradentes foi difícil. Em momentos o Leão até se viu envolvido. Flávio Araújo sabe da necessidade de ajustes para este primeiro clássico tricolor de 2011, amanhã. Expectativa sobre Marcos Paulo. Régis ganhou moral como gol da virada sobre o Tigre. Procede pedido de apoio ao jovem Vinícius, que ficou chateado pela perda de três grandes oportunidades de gol. Clássico é desafio maior. O time tem mesmo que evoluir.
As surpresas
Os recados das equipes mais simples já começaram. O favorito Icasa quedou diante do destemido Itapipoca, numa das maiores surpresas da rodada. Mal começou o certame, o técnico do Icasa, Play Freitas, já foi alvo de veementes protestos. /// Susto levou o Guarany em pleno Junco. Serve de advertência também ao técnico Bira Lopes. Por pouco o Bugre não padeceu vexame maior na festa de campeão da Série D. /// Surpreendente a boa produção do Quixadá. Apesar das conhecidas dificuldades, o técnico Daniel Frasson mostrou que seu time vai dar muito trabalho. /// Até o badalado e favorito Horizonte levou um susto do Guarani (J) no Domingão. Sentiu, mas deu a volta por cima (4 x 2).
Desafio dos treinadores
Bronca do Miranda contra erro de arbitragem em Crato. Passou. O Ferrão diante do Crato foi melhor que nos amistosos contra Baraúnas e Beberibe. Evolução. Amanhã o clássico tricolor. Mirandinha x Flávio Araújo. O Miranda tem um título estadual: tri pelo Fortaleza (2009). Flávio, dois títulos de vice estadual com o Icasa (2005 e 2007). Duelo interessante.
No Domingão
O Ceará da estreia foi apenas uma tênue imagem do que pretende o Vozão 2011. Ceará forte é o de Michel, João Marcos, Geraldo, Iarley, Júnior... Amanhã, o Horizonte pelo caminho. O time de Filinto Holanda ficou escaldado com o susto que tomou do Guarani (J). Júnior Cearense, que não deu certo no Ceará, voltou para o Horizonte. Ajuste de contas. Não quero acreditar que o alvinegro será outra vez tão limitado.
Notas & notas
No Guarany boa a contratação do atacante Careca, que por sinal é bem cabeludo. Ele tem velocidade e mexe-se bem no ataque. /// Presença da torcida do Ceará superou as expectativas. Público pagante de 10.613, numa quinta-feira à noite, traduz bem como será a participação da torcida nos próximos jogos. /// A resistência do Limoeiro diante do Ceará deixa em alerta os demais. Mastrillo montou time muito combativo.