Contra o preconceito
O vice-Presidente do Fortaleza, Osmar Baquit, conclamou a torcida a acreditar no potencial de Flávio Araújo, deixando de lado o preconceito contra os treinadores daqui. "Se não der certo, ele sairá naturalmente como qualquer um outro sairia", afirmou Baquit. A resistência de uns poucos ao nome de Flávio não deve incomodar. Flávio há se mostrado maduro e certamente saberá contornar as pressões. Afinal, são os resultados que definem o destino dos treinadores, quer de fora, quer de casa. Outro apelo consciente de Osmar Baquit diz respeito ao engajamento direto do torcedor. Ele lembrou que apenas pouco mais de três mil assinaram a ficha de sócio-torcedor. Quase nada diante da gigantesca torcida do Leão. Finalmente, anunciou com entusiasmo que segunda-feira o Fortaleza confirmará cinco ou seis importantes contratações.
Prioridade
O secretário de Esporte da Prefeitura de Fortaleza, Evaldo Lima, afirmou que os contratempos são naturais na reforma de um estádio como o PV construído há quase 70 anos. Embora possivelmente não dando mais para os primeiros jogos do Campeonato Cearense de 2011, a intenção, segundo ele, é promover a reabertura do PV o mais rápido possível, desde que atendidos todos os critérios de segurança. "A prioridade é entregar a obra perfeita para os próximos 100 anos", disse.
Realidade
Qualquer time nordestino que se destaque na Série A nacional, logo seus jogadores serão alvo assédio de empresários e clubes do Sul/Sudeste. Isso nada mais é senão o efeito cascata. Os centros com maior poder aquisitivo engolem os de menor poder. Da mesma forma, quando os grandes times brasileiros do Sul/Sudeste revelam valores, logo as famosas equipes europeias, detentoras do euro, promovem um autêntico arrastão, levando quase toda a safra nacional. Portanto, elas por elas. Assim, nenhuma surpresa no interesse de times do Sul/Sudeste por jogadores do Ceará. Entendo até que demorou tal assédio, pois faz tempo que os jogadores alvinegros estão em evidência, já pela ótima campanha.
Resultado de anos de pesquisa
O médico José Roberto Barros, que também é graduado em Fisioterapia, trabalha no esporte há muitos anos. Especializou-se no estudo das doenças e lesões decorrentes da prática esportiva, razão por que escreveu livro para iniciantes e atletas, abordando os cuidados que cada um deve ter. Lançamento no dia 9 de dezembro, às 19h30, na Reitoria da UFC, no Benfica.
Notas & Notas
No Livro "Medicina do Esporte para Iniciantes e Atletas", há uma análise completa sobre peso, exercício adequado, vestuário correto, aquecimento, massagens, dores, musculação, sexo e atividade física, enfermidades, morte súbita, enfim, tudo o que se deve saber antes de começar uma prática esportiva. /// Os estádios do interior já estão prontos para 2011. Mas cuidem dos laudos para evitar as interdições que aconteceram este ano.
Uma convocação
Jônatas, que está no Ceará mantendo a forma, nasceu em Fortaleza no dia 29 de julho de 1982. Em 2006, o técnico Dunga o convocou para a Seleção Brasileira principal, que enfrentou a Noruega. Jônatas esteve no grupo, mas não atuou. Na época, ele jogava no Flamengo. Até 2009, atuou por 4 clubes: Inhumas/GO, Flamengo/RJ, Espanhol/ESP e Botafogo/RJ. No Brasileirão, jogou mais de 100 partidas e marcou 7 gols. (Dados de Airton Fontenele).
Recordando
Década de 1940. Ceará Sporting Clube. A partir da esquerda (em pé): Charutinho, Diefeito, Alfredinho, Pipiu e Mitotonio. Na mesma ordem (agachados): Jorge, P. Matos, Rodrigues, Sebastião, Coimbra e Arroz. Detalhes: em 1956, Pipiu, já reta final de sua carreira, sagrou-se também campeão cearense pelo Gentilândia. (Colaboração do senhor Benjamim).