Matéria-889538

Emocionante decisão

Icasa e Horizonte farão amanhã, no Romeirão em Juazeiro do Norte, a final da Copa Fares Lopes. Essa competição passou a maior parte do tempo eclipsada pelo Campeonato Brasileiro que tem maior apelo. Mas agora alcança visibilidade total porque chegou o momento da definição. Participaram Tiradentes, Caucaia, Ceará, Guarany de Sobral, Limoeiro, Boa Viagem, Guarani de Juazeiro, Ferroviário, Fortaleza, Itapipoca e os agora finalistas Icasa e Horizonte. A vantagem do Horizonte é bem significativa, pois pode perder até por 1 a 0. Além disso, o técnico Filinto Holanda fez preparação específica, voltada unicamente para ganhar a vaga na Copa do Brasil. Já o Icasa sofreu o desgaste de trabalhar em duas frentes porque também na Série B nacional. Mas decisão é sempre uma incógnita. O Icasa está vivo, a despeito da desvantagem.

Dois olhares

Um olho no Icasa; outro no Fortaleza. Assim está Flávio Araújo. No Verdão, tentará tirar a diferença diante do Horizonte amanhã. Não será fácil assinalar três gols, sem sofrer nenhum, para então ficar com a vaga na Copa do Brasil. Depois, a missão de Flávio será seu projeto profissional 2011, que passa pelo Pici e exigirá pressa no encaminhamento das questões tricolores, até porque o Fortaleza estreará já noa dia 12 de janeiro diante do Tiradentes. Está em cima, gente.

O título

ABC, campeão da Série C, de volta à Série B em 2011, ostentando o título que tanto o Fortaleza tentou. Parabéns. /// Venho apontando exemplos que o Leão deve seguir. O ABC montou um time competitivo, talvez até gastando bem menos que o Fortaleza, e conseguiu todos os objetivos. ///Confira a formação do ABC no jogo em que se sagrou campeão: Wellington; Sueliton, Thiago Garça, Leonardo, Renatinho Potiguar; Marcílio , Ricardo Oliveira (Éverton Cézar), Pio e Jackson (Claudemir), Cascata (João Paulo) e Leandrão. Técnico: Leandro Campos. Portanto, nenhum jogador famoso ou algum nome que tenha passado por grandes clubes brasileiros. Deu-se melhor do que o Leão com Finazzi e companhia.

Em busca das Américas

O presidente do Ceará, Evandro Leitão, é comemoração permanente. E tem todos os motivos. Garantiu o Ceará na Série A 2011 e agora tem projeto mais ambicioso: ir em busca das Américas. Assim, quer no mínimo 40 mil pessoas domingo no Castelão, quando o Vozão poderá confirmar presença na Copa Sul-Americana. Será o último jogo do Ceará em casa este ano.

Motivos vários

Além da importância em si, o jogo Ceará x Atlético/PR tem vários motivos especiais para levar a torcida ao Castelão. O Atlético/PR luta por vaga na Libertadores; o Ceará, por vaga na Sul-Americana. Será a última partida no Castelão antes da reforma para a Copa do Mundo de 2014. O Ceará terá o retorno de Michel. O Atlético não terá o zagueiro Rhodolfo, o meia Paulo Baier e volante Chico, suspensos pelo terceiro cartão amarelo.

Certame especial

A cidade de Fortaleza será a primeira do Norte/Nordeste a sediar um Campeonato Brasileiro de Sinuca, evento que terá a participação dos melhores jogadores do Brasil. Começará quinta-feira, dia 25, e terminará domingo, dia 28. Local: Shopping Via Sul, a partir de 10 da manhã às 22 horas. Imperdível. Na solenidade de abertura, a presença do cantor Raimundo Fagner que também é aficionado da modalidade. Venda de ingressos no próprio Via Sul.

Recordando

Década de 1970. A partir da esquerda (sentados): o príncipe Alan Neto, Chateaubriand Arraes Leite e Vicente Trajano. Na mesma ordem, encostados na cadeira do ônibus: ? , Joseneas Barroso e Marcelo Rocha. Detalhes: Chateaubriand foi atuante dirigente do Ferroviário. Vicente Trajano morreu faz alguns anos. ( Colaboração de Jurandy Neves de Almeida - Montese).