Apoteose na Princesa do Norte
Sobral virou esplendor. Alegria contagiante. Do Beco do Cotovelo ao Arco de Nossa Senhora de Fátima. Do Junco ao Teatro São João. Do Largo das Dores ao Museu do Eclipse. Guarany campeão do Brasil. Pelas ruas e avenidas da Princesa do Norte, o desfilar orgulhoso dos torcedores do primeiro time cearense a conquistar um título de campeão nacional. Passo inicial de um projeto ousado, ou seja, o de chegar às categorias mais elevadas.
Quanto ao jogo, goleada e domínio do Guarany: 4 a 1 e show de bola. Pitbull, dois gols, o destaque. Vanderlei e Diones completaram. Campanha irrepreensível, onde eliminou Sampaio Correa/MA. Flamengo/PI, JV Lideral/MA, Santa Cruz/PE, Vila Aurora/MT, Araguaina/TO e América/AM. O campeonato começou com 40 clubes. Dentre os 40, Guarany o melhor, o primeiro, o campeão. Parabéns, Bugre.
O técnico
Oliveira Lopes (Canindé) é o primeiro técnico do futebol cearense a ostentar um título de campeão nacional. Luiz Torquato acertou quando o levou para Sobral. Oliveira, sem alardes, ajustou a equipe. E, quando enfrentou problemas internos, usou o máximo de serenidade para contornar os obstáculos. Conseguiu. Ganhou um campeonato que tinha clubes famosos como o Remo de Belém/PA, Santa Cruz de Recife e Brasília do Distrito Federal. Memorável conquista, pois.
Observações
O momento de maior desafio do Guarany, no meu modo de entender, foi quando teve de superar o Santa Cruz de Recife, que tinha o comando do famoso Givanildo Oliveira. Perdeu no Arruda por 4 a 3, mas deu o troco no Junco (2 a 0) e eliminou o Santa. Quando sem tremer encarou o Santa diante de 50.879 pagantes no Arruda, o Bugre deu a certeza de que estava preparado para superar qualquer adversário.
Outro momento importante: a maneira como foi contornado o grave problema disciplinar que envolveu Rogério e Danilo Pitbull. Muita sensibilidade também na reintegração de Pitbull, que provou sua importância na final. Maturidade em todos os sentidos. Daí o título de campeão.
Subida de cotação do treinador
Flávio Araújo consolidou seu prestígio ao confirmar o Icasa na Série B 2011, faltando ainda duas rodadas para o encerramento. Apesar de momentos difíceis, ele sempre teve o controle do grupo. E foi capaz de, no afunilamento, conscientizar o time para a necessidade de duas vitórias seguidas sobre times paulistas. Conseguiu. Segurou a vaga com muito mérito.
Fenômeno
A TV Diário a todos impressiona. Ontem, direto de Sobral transmitia ao vivo a vitória do Guarany. Também ao vivo mostrava imagens da Tarde Aérea, na Praia de Iracema em Fortaleza. Apresentação da Esquadrilha da Fumaça, E. Rumba e shows musicais presenciados por cerca de um milhão de pessoas, segundo dados da PM. O Cel Av Ricardo Soares, CMTE da Base Aérea de Fortaleza, e Roberto Moreira, diretor da TV Diário, ficaram empolgados.
Valeu, Verdão
O Icasa, ao sacramentar sua permanência na Série B nacional 2011, mostrou no sábado, em Campinas/SP, a personalidade de quem tinha e tem competência para estabelecer-se dentro e fora de Juazeiro do Norte. Antes, no Romeirão, derrotara o Bragantino (2 a 1). Rodada seguinte, não se intimidou: ganhou também da Ponte Preta (0 x 1) dentro de São Paulo. Na reta final, num significativo feito, superou os dois times paulistas. Parabéns.
Recordando
Ex-diretor do Ceará, saudoso Gerardo Batista, num de seus muitos momentos felizes como alvinegro. Aí sua comemoração pelo título de campeão cearense em 1989. Ele foi atuante conselheiro do Ceará. Gerardo Batista morreu no dia 9 de novembro de 2009. Agora, um ano depois, todos lembram e citam como exemplo a sua eficaz dedicação ao Ceará Sporting Club.