Idade avançada
Interessante a colocação feita pelo goleiro Jefferson, do Botafogo, antes do jogo com o Ceará. Jefferson disse que Magno Alves, apesar da idade avançada, estava fazendo belo campeonato. Pelo jeito de falar, não vi maldade no goleiro, mas infelicidade na sua expressão. No lugar de "idade avançada", poderia ter chamado de veterano o atacante do Ceará. Magno Alves está com 34 anos. Quando a bola rolou, Jefferson viu a dificuldade dos jovens defensores botafoguenses, na tentativa de marcar Magno. E deve ter ficado mais perplexo quando o senhor de "idade avançada" o fulminou com um belo gol. Quando Magno mandou outra na trave, Jefferson ficou assombrado. Os jovens botafoguenses certamente aprenderam muito com o senhor de "idade avançada". Um senhor que chuta forte, serve, dribla bem e faz golaços. Na cara dos meninos...
Chegou a hora
Sobral prepara-se para uma festa. Sabe que está bem próximo do primeiro título brasileiro a ser conquistado por um time do futebol cearense. Mas cuida de não se envolver em comemorações antecipadas. A reintegração do atacante Danilo Pitbull foi importante porque devolve à equipe melhor potencial de ataque e finalização. O sentimento de grupo predominou por parte de todos os jogadores. Acima de pequenas questões pessoais vale o ideal de um título brasileiro.
Positivo
"Eu nunca pensei em rebaixamento. Eu sempre pensei na Copa Sul-Americana".
Boiadeiro
Lateral do Ceará
Nome de expressão
Faz tempo não vejo Cleisson, notável ex-jogador que encerrou a sua carreira no Fortaleza. Campeão da Libertadores pelo Cruzeiro e de tantos outros títulos, além de campeão cearense pelo Fortaleza, esperei que sua larga experiência fosse aproveitada como consultor na comissão técnica do Leão. Não se pode prescindir de nomes assim. Cleisson é profissional sério, competente e de sólida formação moral e religiosa. Terá grande proveito quem dele ouvir as ponderações.
Caixa de entrada
O leitor Roberto Carneiro lembra que o Fortaleza teve outras duas chances de ganhar um título brasileiro, além das que mencionei relativas à Taça Brasil de 1960 e 1968. É verdade. O Fortaleza foi duas vezes vice-campeão da Série B nacional. Em 2002 perdeu o título para o Criciúma; em 2004 o Brasiliense foi campeão e o Fortaleza vice. Valeu, Roberto. /// De Carlos Cruz Dantas: "O ex-jogador Dote, que atuou no Ceará e no Icasa na década de 70, é hoje Oficial de Justiça no Crato". Obrigado, caro Dantas.
Notas & notas
O próprio diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, fará a entrega da taça e medalhas ao campeões da Série D, domingo em Sobral. Lá, estará acompanhado do presidente da FCF, Mauro Carmélio. A decisão vem alcançando generosos espaços na mídia nacional. /// A arbitragem piauiense terá a responsabilidade de dirigir a grande final da Série D em Sobral. O trio Afonso Amorim de Sousa, Francisco Pereira de Lima Júnior e Francisco Machado Gaspar foi escalado pela CBF. Que mostre competência, pois.
"Temos agora dez dias sem jogos na tabela. Um tempo bom para acertar alguns pontos".
Careca
Meia do Ceará
Recordando
Juvenil do Gentilândia, campeão cearense de 1952. A partir da esquerda (em pé): Fernando Sátiro, Célio, Ediglelson, Hélio, Luiz Eduardo e Jacks. Na mesma ordem (agachados): Haroldo, Rocildo, Luiz, Bill Rola e Bernardo. Detalhes: Fernando Sátiro brilhou no Fortaleza e no São Paulo. Célio destacou-se no Fortaleza. Haroldo é advogado. Bill Rola é conceituado dentista. (Álbum de Jurandy Neves).