O título nacional
O Guarany de Sobral nunca, como agora, esteve tão perto de um título brasileiro. Jamais um clube do futebol cearense sagrou-se campeão nacional. Os mais próximos foram o Fortaleza (vice da Taça Brasil em 1960 e 1968) e o Ceará (vice da Copa do Brasil em 1994). A Seleção Cearense, no Brasileiro de Seleções em 1962, chegou em terceiro lugar. Teve chances de ganhar o título, mas ficou nas semifinais ao perder para o Rio de Janeiro, liderado pelo notável craques Gerson, que seria tri mundial pelo Brasil no México em 1970. O Guarany é o favorito para ganhar domingo, no Junco, a Série D nacional. Superou indisciplinas e conseguiu bom resultado (1 a 1) diante do América/AM em Santarém. Tem grande vantagem, mas não é tudo. Se quiser mesmo ganhar o título, o primeiro item é respeitar o adversário, evitando assim o traiçoeiro "já ganhou".
Apoteose
Sílvio Carlos tem todos os motivos para estar sorrindo. A apoteose que foi a festa de encerramento do Futsal 2010, no Marina, ultrapassou as expectativas mais positivas. Os números apresentados, de público, de audiência e de premiação, confirmaram as razões que levaram o futsal cearense ao sexto lugar no ranking nacional. Melhor ainda: com a presença do diretor da TV Diário, Roberto Moreira, ficou posto que a parceria para 2011 será mantida. Ótimo para os telespectadores.
Notas & notas
A Educação Física e o Esporte Escolar serão destaque no Seminário Luso-Brasileiro, dias 26 e 27 de novembro, em Fortaleza. O Conselho Regional de Educação Física (Cref5) debaterá as politicas públicas para o setor. Informações pelo site
http://www.cref5.org.br. /// Se perdão foi feito pra gente pedir, Danilo Pitbull encontrou acolhida e está reintegrado ao Guarany que enfrentará o América/AM em Sobral. O técnico Oliveira Canindé não é bobo. Jamais descartaria um reforço assim numa decisão. /// Festa da família, domingo, às 15 horas, no aterro da Praia de Iracema, quando da "Tarde Aérea", com Esquadrilha da Fumaça, aviões supersônicos, paraquedismo e atrações musicais. Leve seus filhos.
Os cuidados corais
O presidente do Ferroviário, Luiz Neto, iniciou bem sua gestão. A parceria envolvendo o departamento de futebol está delineada, protegendo os interesses corais. A participação de Mirandinha, com suas ligações nacionais e internacionais, abrirá mercado para vendas e permutas de atletas, mas seguindo critérios que equilibrem os lucros, sem perdas para o time.
Margem melhorada
O Verdão aliviou tensões com a vitória sobre o Bragantino. Abriu 4 pontos de vantagem e estabeleceu-se na 13ª posição. Mas terá de concentrar atenções nestes jogos derradeiros, onde não poderá tropeçar. Pega a Ponte Preta em São Paulo e vem jogar com o Coritiba no Romeirão. O Coritiba já garantiu ascensão para a Série A 2011, mas seu projeto é ser campeão. Portanto, um jogo muito difícil. Depois vai a Ipatinga. Otimismo voltou. Ainda bem.
Pra frente Leão
Exemplos para o Fortaleza mirar. Vejam a façanha do Coritiba. No ano passado, foi rebaixado para a Série B com 45 pontos, na 17ª colocação. Já agora, com 67 pontos, foi o primeiro clube a garantir vaga na Série A 2011, faltando três rodadas para o fim do certame. Em 2009, o Fluminense escapou do rebaixamento com 46 pontos na última posição antes da zona maldita. Hoje, o Flu está de olho no título nacional, sob o comando de Muricy Ramalho.