Matéria-879112

Onde estão eles?

Quando o Campeonato 2010 terminou, com o título de tetra conquistado pelo Fortaleza, o Sistema Verdes Mares cuidou de eleger os melhores. O processo compreendeu a avaliação feita pela crônica esportiva e a escolha do "Craque da Galera" conforme mensagens dos internautas. Alguém lembra o nome do craque do certame estadual? E a seleção do Campeonato 2010? Resposta simples: Jéfferson (Guarany/S); Peter (Fortaleza), Fabrício (Ceará), Júnior Alves (Guarany/S) e Jony (Guarany/S); Ricardo Baiano (Guarany/S), Júnior Cearense (Horizonte), Paulo Isidoro (Fortaleza) e Geraldo (Ceará); Betinho (Fortaleza) e Clodoaldo (Guarany/S). O craque foi Geraldo, do Ceará. Técnico eleito: Filinto Holanda, do Horizonte. É, amigos, as glórias são passageiras. Onde estão todos eles? Só uma revisão assim para lembrar como tudo aconteceu.

Critérios

O novo presidente do Ferroviário, Luís Neto, há se mostrado muito zeloso, como deve ser mesmo, neste início de mandato. Observem que tem tido o máximo de cuidado com a terceirização do departamento de futebol. Esse é mesmo um ponto delicado porque, se não for bem costurado, poderá trazer futuros complicações no relacionamento entre as partes. O cuidado visa a não transformar o Ferroviário num empório. Procede, pois, o zelo do presidente.

Margem menor

A cada tropeço, o Icasa vê ainda mais reduzida a margem que o separa da zona de rebaixamento. Ouvi a explicação de Flávio Araújo. Ele entende que, com mais cinco pontos, o Verdão garantirá sua permanência na Série B 2011. No caso, bastaria empatar os cinco jogos que restam ou então ganhar um e empatar dois. Ainda bem que o Icasa depende apenas de si. Não está, pois, nas mãos de terceiros. Serão duas partidas em casa e três fora. O adversário mais difícil será teoricamente o Coritiba porque líder do campeonato e com projeto de ser campeão. Outro desafio muito forte será enfrentar a Ponte Preta em Campinas. O cerco apertou na reta final. O deslize do Icasa foi perder muitos pontos no Romeirão.

Responsabilidade ampliada

O atacante Vanderlei, um dos destaques do Guarany sobralense na Série D nacional, terá agora a responsabilidade de não deixar cair a confiança ofensiva do grupo, após a demissão de Danilo Pitbull, com quem vinha fazendo dupla no ataque. Vanderlei é uma das armas do Bugre para a decisão diante do América/AM.

Montagem

O Fortaleza estreia no Campeonato Cearense já no dia 12 de janeiro de 2011, enfrentando o Tiradentes. Faltam, portanto, 69 dias para o Leão iniciar sua luta pelo pentacampeonato. Se quiser ter a vantagem de treinar a equipe antes dos demais concorrentes, o Leão terá de contratar logo o novo treinador e, a partir daí, definir o elenco. Se deixar para dezembro, entrará em igualdade com os demais competidores. A hora é esta.

Ritmo normal

Verdade que o Fortaleza evitará a pressa, porque inimiga da perfeição, mas também não poderá ser lerdo porque o Pici não comporta lentidão. A moderação é ideal e atende ao equilíbrio que o novo presidente, Paulo Arthur, deseja dar. De outra parte, o presidente Renan Vieira, ainda no cargo, tem sido prestativo no processo de transição, fazendo-o no ritmo adequado às circunstâncias do momento. Olho no relógio para não perder a marcha do tempo.

Recordando

Década de 1960. Time "Francisco Lorda", de futebol de salão. A partir da esquerda (em pé): Gabardo, Nélio, Betinho, Dodó e Juarez Cabeção. Na mesma ordem (agachados): Mauro Sérgio, Pouchain, Lucinho e Zé Renato. No dia 26 de novembro, no Country Clube, haverá a festa de 50 anos do "Francisco Lorda", time que marcou época no futsal cearense. (Do álbum de Mauro Sérgio).