Repetição da fórmula
As circunstâncias mudaram muito de certa época para cá. Antigamente, os times do Sul/Sudeste vinham aqui desfilar futebol. Não raro, goleavam. Depois iam embora. Hoje, mudou. Os visitantes sabem que encontrarão dificuldade. Foi assim com Fluminense, Santos, São Paulo, Palmeiras, Grêmio... Certamente não será diferente com o Flamengo. O time de Luxemburgo esboça reação, mas ocupa o 13º lugar, inaceitável para quem ostenta o título de campeão brasileiro. Apenas 5 pontos o separam da zona de rebaixamento. Quanto ao Ceará, tem produzido melhor quando diante dos chamados times grandes. Daí se esperar hoje uma postura alvinegra semelhante à adotada na vitória sobre o São Paulo, ou seja, agudo, confiante, firme, sem temores. Se assim o fizer, o Ceará dificilmente experimentará insucesso.
Anjo da guarda
Ribamar Bezerra é um dos nomes mais respeitados da história do Fortaleza. O ex-presidente deixou marca indelével porque inaugurou um modelo transparente de administração, fato que ainda hoje repercute. Ribamar é uma espécie de permanente anjo da guarda tricolor. Até o presidente eleito, Paulo Arthur, sabe o quanto será importante ouvir a opinião do experiente Ribamar, quando a futura gestão deparar-se com problemas complexos e de alta indagação.
Revelações
Escalações definidas. Nada de mistério por parte de Dimas Filgueiras e Vanderlei Luxemburgo. Isso pode ser apenas uma parte do jogo ou da isca de cada um. Antes, tão afeitos aos esconderijos das formações iniciais, por que os dois treinadores mudaram de postura e escancararam as portas de suas propostas às vésperas do espetáculo? Há sinceridade nisso? É possível. Entendo, porém, que mais que nomes antecipados vale o recôndito da tática escolhida. Desconfio sempre quando treinadores reconhecidamente herméticos resolvem abrir as cortinas de seus pensamentos. Queira Deus desta vez sejam para valer tais revelações. Mas, por trás de tanta espontaneidade, ainda paira forte incerteza.
O gol como afirmação
Diego Sacoman, ao comemorar o golaço que marcou na vitória sobre o São Paulo, sabia ali, ao elevar as mãos para os céus, que seu destino estava mudando para melhor no Ceará. Com um detalhe: não apenas pela marcação do golaço, mas também pela eficiência de suas participações, ora substituindo Anderson, ora substituindo Heleno. Estabeleceu-se mesmo.
Repercussão
Os problemas acontecidos no Guarany, que teve de demitir os jogadores Rogério e Danilo Pitbull, alcançaram grave repercussão, máxime porque o time está na decisão da Série D nacional. Até que ponto a saída dos dois comprometerá o padrão de jogo que vinha sendo mantido? Dor de cabeça para o técnico Oliveira Lopes. O primeiro jogo com o América/AM já será domingo próximo. Pouco tempo para Oliveira treinar o novo ataque.
Notas & notas
O Bahia já esteve na Série C nacional, humilhado e desmoralizado. Subiu para a Série B. Agora vejam a recuperação do time baiano que ocupa a parte alta da classificação. E observem que escrevo isso antes de saber o resultado do jogo de ontem. /// O Fortaleza, que também é tão tricolor quanto o Bahia, poderia seguir o exemplo de recomposição do time baiano. Voltar à Série B deve ser prioridade. O Leão está, mas, pela estrutura, não é time de Série C.
Recordando
1954. Rara foto do desembarque dos jogadores da Seleção Cearense, procedente de Belém onde ganhara o título de Campeã do Norte ao derrotar o Pará por 2 a 0. A partir da esquerda (os de paletó): Mercy, Aloísio II, Nirtô (com a paletó no braço) e Geroldo (de Chapéu). Os que aparecem atrás dos jogadores são funcionários da Cruzeiro do Sul, empresa extinta anos depois. (Acervo de Jurandy Neves).